segunda-feira, 15 de setembro de 2014



Governação


Bissau,15 Set 14 (ANG) - O primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, perspectiva "redimensionar" a administração pública do país onde disse reinar "a improdutividade, inoperância, o desleixo e o absentismo".

Numa entrevista à revista "Nô Administraçon", inserida na edição de Setembro do ano em curso, o chefe do executivo guineense disse que vão propor a modernização da administração pública da Guiné-Bissau e redimensioná-la, redefinindo a sua missão e os seus efectivos, bem como as funções necessárias.

Domingos Simões Pereira sublinhou que, em conjunto com os sindicatos, vão escolher ou  "o recrutamento daqueles que são melhores e mais competentes" ou "continuar a ter uma função pública onde reina a improdutividade, a inoperância, o desleixo e o absentismo".

Na mesma entrevista, o Primeiro-Ministro aponta como objetivos, a institucionalização do princípio da meritocracia nas nomeações públicas" e "estabelecimento de  contratos por objetivos".

“No dia-a-dia da Guiné-Bissau, a maioria dos serviços estatais funciona de forma limitada ou não funciona de todo, entre outras razões devido à contínua instabilidade política e militar do país”, explicou.

Disse que se  houver consensos sobre a pertinência de aumento das horas de jornadas de trabalho; entre outras medidas, "não restarão quaisquer dúvidas de que o Orçamento Geral do Estado representará uma melhoria substancial do salário, bem como das condições laborais dos servidores do Estado".

No âmbito das regalias, o líder do governo promete "implementar carreiras profissionais, apostando na formação contínua" e "melhoria  gradual da remuneração salarial".

O novo executivo, eleito em Abril e empossado em Julho, iniciou a regularização de salários em atraso na função pública, encarando a medida como uma prioridade para normalizar sectores como a saúde e educação. ANG/Revista Nô Administraçon


Sem comentários:

Enviar um comentário