terça-feira, 16 de setembro de 2014



Forcas Armadas

Presidente da Republica demite CEMGFA das suas funções

Bissau,16 Set 14 (ANG) - O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau António Indjai foi exonerado esta segunda-feira, pelo Presidente da República José Mário Vaz.

De acordo com um comunicado lido na noite de segunda-feira na Radiodifusão Nacional, a emissora estatal do país, o Decreto Presidencial dá por finda a função do General António Indjai na chefia das forças armadas.

“Considerando que o período de transição política terminou com a tomada de posse dos órgãos de soberania democraticamente eleitos” (…) “é o General António Ndjai exonorado do cargo de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas”, diz o Decreto Presidencial n. 040/2014.

O mesmo comunicado não indica o nome da pessoa que irá substituir António Indjai, mas soube-se que o Conselho Superior da Defesa Nacional vai reunir ainda hoje, terça-feira para a escolha do futuro Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau.

Esta é uma das decisões mais “significativas” tomadas por José Mário Vaz na área militar, desde que tomou posse como Presidente da República, no dia 23 de Junho do ano em curso.

Segundo o site GBissau, que cita uma fonte anonima, António Indjai não tinha o conhecimento prévio sobre a sua exoneração.

A medida foi proposta pelo governo de Domingos Simões Pereira, “nos termos e para os efeitos da alínea o) artigo 68 da Constituição da República”.

António Indjai foi o líder do golpe militar de 12 de Abril de 2012, que interrompeu o processo eleitoral na segunda volta das presidências e depôs o ex-presidente da Republica interino, Raimundo Pereira e o ex-Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

O general António Indjai esteve à frente da chefia militar guineense desde Junho de 2010, quando foi nomeado pelo então Presidente da República, Malam Bacai Sanhá.

Actualmente, existe um mandado de captura internacional contra António Indjai, acusado de tráfico de drogas e de armas. Um caso tornado público depois da detenção pelos Estados Unidos do antigo Chefe do Estado-Maior da Marinha da Guiné-Bissau, o contra almirante Bubo Na Tchuto detido a 2 de Abril de 2013, juntamente com quatro guineenses, por agentes do departamento anti-droga dos EUA (DEA). ANG/AC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário