sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Combate ao Ébola

Obama garante apoio de Estados Unidos à África Ocidental  

Bissau, 5 Set 14 (ANG) - O Presidente americano, Barack Obama, assegurou aos países oeste-africanos confrontados com uma epidemia do vírus do Ébola o apoio da sua administração para bloquear a propagação do vírus.
 
O Presidente Obama, que falava terça-feira às populações da África Ocidental desde Washington e particularmente aos três países mais duramente afectados pela Doença do Vírus do Ébola (Guiné Conakry,  Libéria e Serra-Leoa), afirmou que a primeira etapa da luta
era conhecer os factos.


"Em nome do povo americano desejo que saibam que as nossas orações serão para os  que entre vocês perderam próximos durante esta terrível epidemia de Ébola", disse Obama num despacho divulgado quarta-feira pela Embaixada americana em Nairobi.

"Com os nossos parceiros em todo o mundo, os Estados Unidos trabalham com os vossos Governos parra ajudar a conter esta doença e a nossa primeira etapa nesta luta é conhecer os factos", indicou.

"Em primeiro lugar, o Ébola não se propaga pelos ares como a gripe. A doença não se transmite por um simples contacto, como sentar ao lado de alguém num autocarro. Ela apenas se transmite quando a pessoa desenvolve os sintomas da doença como a febre", afirmou.

"O meio mais frequente de contrair Ébola é tocar os fluídos corporais de alguém que esteja doente ou morreu da doença como o suor, a saliva ou o sangue ou através de instrumentos contaminados como uma agulha", precisou.

O Presidente americano atribuiu parcialmente a propagação da doença aos contactos corporais com os pacientes que são tratados em casa e durante o enterro das pessoas que morreram da doença.

Sublinhou a importância para os agentes de saúde de usar material de protecção e apelou às pessoas doentes que tenham febre a pedir automaticamente ajuda porque um tratamento rápido num centro médico ajuda pelo menos a metade dos pacientes a curar-se.

"Bloquear esta doença não será fácil, mas sabemos como o fazer. Não estão sós, juntos podemos tratar os pacientes com respeito e dignidade", prometeu o Presidente americano.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de mil e 500 pessoas morreram desde o aparecimento da epidemia do vírus do Ébola na África Ocidental em Dezembro de 2013. (Angop)


Sem comentários:

Enviar um comentário