quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Saúde Publica




Hipertensão arterial sobe a “ritmo preocupante na GB”, diz cardiologista
Alberto Indeque

Bissau, 11 Set 14 (ANG) O médico cardiologista, Alberto Indeque afirmou que a hipertensão arterial,”tensão alta,”está a subir a um “ritmo preocupante” na Guiné-Bissau e é a doença cardiovascular que mais pacientes apresenta no Hospital Nacional Simão Mendes, o maior estabelecimento sanitário do país.

 Em declarações esta quinta-feira à ANG, Roberto Indeque confessou que a situação está a dar “muito trabalho” aos profissionais de saúde, dado que está a atingir  grande número de jovens. O que, segundo disse, “não é comum”, na medida em que, regra geral, a enfermidade atinge  pessoas  a partir dos 45 anos de idade.

Como medida preventiva, o especialista aconselha aos guineenses nomeadamente, ao controlo regular, através da despistagem, para saber se a “tensão subiu, baixou ou se encontra no nível normal", evitar  de comer alimentos com muito sal e  com muita gordura.

Ainda segundo Alberto Indeque para fazer face a “preocupante” situação desta doença no país, deve haver programas informativos e de sensibilização nos órgãos de comunicação social, a promoção de campanhas públicas de despistagem e a prática de exercícios físicos no mínimo, quatro a cinco dias por semana, onde uma “pessoa normal” deve pelo menos durar trinta minutos/dia e, uma hora para os indivíduos com “sobre peso”.

Abordado sobre as várias evacuações para o estrangeiro, sobretudo Portugal (que tem acordo com a Guiné-Bissau), os pacientes com  problemas de coração, o médico sustenta que o maior problema é de “falta de meios”, dando exemplo da inexistência em todo país, de aparelhos de cirurgia cardiovascular.

Contudo, reconhece a falta de pessoal especializado para lidar com as doenças de coração, na medida em que o país, até neste momento, “só tem dois especialistas da área”.

  Para evitar a fatalidade da hipertensão, Roberto Indeque recomenda as pessoas a recorrerem aos médicos, caso sentirem a palpitação do coração acompanhado de dores fortes de cabeça. 

A hipertensão, conhecida na Guiné-Bissau como “tensão alta” segundo Aberto Indeque, tem como origem, por um lado, a chamada “ causa essencial”, ou seja, sem origem conhecida e que é antecedida de “stress”  e  a denominada “secundária” que é originada por outras doenças tais como de  rins ou a má medicação. Segundo o especialista, a primeira é a mais frequente. 

ANG/ QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário