quinta-feira, 7 de março de 2019

Canchungo/Saúde


“Hospital Regional  Buota Na Fantchamna se depara com falta de equipamentos”, diz Enfermeiro-chefe 

Bissau, 07 Mar 19 (ANG) – O Hospital Regional Buota Na Fantchamna de Canchungo carece de equipamento médico-cirúrgico, sobretudo no serviço de radiologia e sem  meio de transporte para evacuação de doentes.

A informação foi avançada em exclusivo a Agência de Notícias da Guiné (ANG) pelo Enfermeiro-chefe do referido hospital, Carlos Alberto Daconá que acrescentou que todos os casos que precisam do serviço de radiologia são enviados para Bissau enquanto se aguarda pela reparação da máquina de radiografia.

Lamentou que Buota Na Fantchamna deixou de ser hospital de referência ao nível da sub-região, estando agora a deparar-se até de falta de água potável e de electricidade estável.

“Se recebemos um caso que necessita de uma intervenção cirúrgica, recorremos ao gerador para o seu tratamento”, revelou Daconá, informando que o mesmo acontece com água através do um poço, que no entanto disse não ser aconselhável o seu uso , razão pela qual pede ao executivo criar mecanismos que  asseguram o fornecimento regular da luz eléctrica e água ao hospital.

Quanto a falta de  meios de transporte  para evacuação de doentes para Bissau há cerca de cinco anos disse este serviço era assegurado pela ambulância do centro de saúde do sector de Bula, mas que no momento está com problemas e que se há necessidade de evacuação os familiares recorrem à viaturas de transporte público.

Carlos Daconá pede ao governo para disponibilizar uma ambulância ao hospital .

Instado a falar das possibilidades de o referido hospital recuperar o estatuto que autrora tinha Carlos Alberto Daconá disse que isso deve passar pela reactivação total da cooperação com a República Popular da China, permitindo a vinda completa das equipas médicas chinesas.

“Antigamente  especialistas chineses faziam parte da missão  médica chinesa  e vinham com  os respectivos equipamentos médicos exigidos para funcionamento de um hospital”, revelou Carlos Alberto Daconá.

Segundo Daconá o hospital  funciona com 11 médicos entre os quais três chineses, 24 enfermeiros, quatro parteiras, 3 técnicos de laboratório, 5 radiologistas e 30 pessoal de limpeza.

Acrescenta que o graças apoio de parceiros do governo,  no quadro da saúde reprodutiva, o hospital regional de Buota Na Fantchamna despõe do mínimo de materiais para dar assistência às mulheres grávidas.

O Enfermeiro-chefe de hospital Carlos Alberto Daconá disse que recebem para consultas diárias mais casos de crianças com diarreias e infecções respiratórias. 

ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário