domingo, 10 de março de 2019

Incidentes de Gabu


Aristides Gomes apresenta queixa crime contra candidatos à deputados do PRS

Bissau,10 Mar 19(ANG) – O  Primeiro-ministro, Aristides Gomes apresenta na segunda-feira uma queixa-crime por incitação à violência contra os candidatos à deputados do PRS, Malam Banjai e Mamadu Selo Djalo na Região de Gabu.

Imagem de incidente de Gabú
A informação consta num comunicado à imprensa do Gabinete de Imprensa do Primeiro-ministro sobre os incidentes ocorridos sábado envolvimento o chefe do governo cessante.

O documento diz   que Aristides Gomes estava em Gabú no sábado no quadro do seguimento do processo de organização de eleições legislativas em curso, depois de ter percorrido as regiões de Oio e Bafatá com o  mesmo objectivo.

 “Em Gabú a delegação do Primeiro-ministro foi instalar-se no Hotel Karsa, onde à chegada foi surpreendida com uma ameaça do candidato à deputado do Partido da Renovação Social(PRS), Malam Banjai falando publicamente de que na manhã seguinte iria provocar uma manifestação dos seus militantes em frente ao Hotel contra o Primeiro-ministro, cuja presença, no seu entender, era para comprar a consciência dos eleitores a favor do PAIGC”, Lê-se no comunicado.

Na manhã de sábado,  refere o comunicado, “Malam Banjai, cabeça de lista do PRS para o círculo 16 e o seu colega Mamadú Sello Djaló vulgo Selinho,igualmente candidato ao deputado pelo mesmo partido, concretizaram a ameaça, colocando a frente do Hotel dezenas de militantes e apoiantes vindos da sua sede situados a escassos metros do referido hotel”.

“Começaram a insultar e a apupar a delegação do Primeiro-ministro, gritando  “Ecomib Fora”, e atiraram pedras contra o Hotel acabando por destruir alguns vidros das janelas do Hotel e da viatura do seu proprietário”, refere o comunicado.

Segundo o comunicado Aristides Gomes reuniu-se em Bafatá e Oio com elementos ligados as Comissões Regionais de Eleições e outras individualidades.

A nota informa que em nenhum momento Malam Banjai viu o Primeiro-ministro reunido com indivíduos ou grupos de pessoas.

Por este incidente, de acordo com a nota, o proprietário do Hotel já formalizou um processo crime contra os referidos candidatos a deputado do PRS por incitação a violência.

O Gabinete de Imprensa do Primeiro-ministro salienta  que o chefe do Governo enquanto  organizador das eleições, pode se deslocar a qualquer parte do território nacional para acompanhar o andamento do processo.

Gabu viveu momentos de tensões que obrigaram a intervenção das Forças da Ordem para impedir o pior em relação a integridade física do Aristides Gomes e elementos de sua comitiva.

As  primeiras informações, difundidas por alguns órgãos de Comunicação Social, diziam tratar-se de “tentativa de compra de consciência de eleitores”, por parte de Aristides Gomes, dirigente do PAIGC.

Após exercer o seu direito de voto este domingo, Aristides Gomes pediu a quem tiver provas das acusações de fora alvo que as apresente ao forum judicial. ANG/AC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário