domingo, 10 de março de 2019

Eleições legislativas


              Cerca de 800 mil eleitores  votam para renovar o parlamento

Bissau, 10 mar 19 (ANG) -  Os eleitores guineenses, um total de 761.676 votam hoje para a constituição de uma nova Assembleia Nacional Popular(ANP) e consequente formação de um novo governo no âmbito da X legislatura.

A votação iniciou as 07H00 da manhã e deve encerrar as 17H00 TMG, podendo os resultados nacionais serem publicados dentro de sete a 10 dias, através dos órgãos de comunicação social.

Um total de 21 partidos concorrem 102 lugares na ANP(parlamento), em 29 círculos eleitorais para um mandato de quatro anos.

A capital Bissau elege maior número de deputados(20),seguida da região de Oio que elege 16, Bafata, Cacheu e Gabu elegem 14 deputados cada, sendo o círculo de emigação(Europa e África) o que elege apenas um deputado cada.

A renovação do mandato dos deputados é encarrada como uma solução para a estabilidade política e governativa, tanto pela classe política nacional e a sociedade civil guineense assim como pela comunidade internacional, devido as cíclicas crises que abalaram a Guiné-Bissau desde que em 2015 foi demitido o governo do PAIGC eleito em 2014.

No terreno a acompanhar a votação estão observadores da CPLP, da União Africana, dos Estados Unidos de America, da CEDEAO e vários elementos de diferentes organizações da sociedade civil guineense. ANG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário