segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Religião e política


Imames de diferentes Mesquitas de Bissau apelam guineenses à não dividirem por questões  étnicas e religiosas  

Bissau, 02 Dez. 19 (ANG)- Os imames de três Mesquitas Centrais  de capital Bissau  nomeadamente de Cupelom, Pefine e Attadamun lançaram hoje um apelo aos guineenses no sentido de não deixarem que as questões étnicas e religiosas os dividirem.

Imame Mamadu Sello Djaló
O apelo foi lançado pelos imames das Mesquitas acima mencionadas numa auscultação feita pela Agência de Notícias da Guiné face ao indícios da influência religiosa e étnica no processo de votação da primeira volta das eleições presidenciais realizada no dia 24 de novembro último no país.

O imame de Mesquita Central de Bairro de Pefine, Mamadu Lamine Cissé disse que os guineenses são iguais e que apesar de cada pessoa ser livre de fazer a sua escolha,  o poder é um dom divino,tendo sublinhado que por isso, cabe a cada cidadão um pensar no benefício do país e não nas divisões étnicas e religiosas.

“Mesmo tendo problemas entre nós por causa dos candidatos às presidenciais, isso não adiantará em nada, porque só o Deus sabe quem será o vencedor das eleições presidenciais. Assim sendo, jamais devemos deixar de priorizar a Guiné-Bissau e o Povo guineense”, aconselhou Cissé.

Acrescentou que a Guiné-Bissau é de todos os guineenses e que por esse motivo, necessita de apoio de todos para ter paz, tranquilidade a fim de seguir o rumo ao desenvolvimento esperado pelo próprio Povo.

Imame Mamadu Lamine Cissé
Por sua vez, o ex-imame de Mesquita Central do Bairro de Cupelom, Mamadu Selo Djaló disse que a votação é um acto de sigilo e que por isso, cada pessoa deve simplesmente votar onde pretende, sem motivo para manifestações que podem provocar problemas.

“Somos todos iguais, mas cada pessoa tem a sua preferência, digo isso porque não vou votar numa pessoa só porque o fulano tal quer que o meu voto seja dessa pessoa, mas sim vou votar com base nas ideias construtivas que pode incentivar o bem de todos. A Guiné-Bissau deve ser privilegiado pelos guineenses  na base de união entre os mesmos”, referiu Djaló.

Para o imame de Mesquita Central de Attadamun, Mamadu Iaia Djaló, o islão é uma religião universal no qual não há divisão das etnias e das pessoas, mas sim, há apenas o poder de Deus para resolver qualquer que seja a situação.

“Nesse mundo é que podemos construir a nossa vida, existe três poderes que são de religião, sangue e pátria. Só nos cabe escolher entre os três poderes qual é o mais importante para o futuro de um país e qual promoverá a união no seio dos guineenses”,diz Iaia Djaló.
Imame Mamadu Iaia Djaló 

Sustentou que só o Deus sabe quem será o vencedor das eleições presidenciais e que por isso, os homens não devem e nem podem fazer algo para mudar a vontade de Deus.

Lançou um pelo ao Povo guineense no sentido de trabalharem sempre para promoção da união uma vez que o mesmo segundo ele, só dá mais força para sucesso de um país.~

Segundo os dados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições(CNE) concernente à primeira volta de eleições presidenciais,os dois candidatos que vão concorrer a segunda volta, nomeadamente, o candidato Úmaro Sissoco Embaló, da religião muçulmana, venceu nas regiões de Bafatá e Gabú cuja maior parte da população são muçulmanas e o candidato suprotado pelo PAIGC, Domingos Simões Pereira é cristão e venceu nas regiões de Biombo, Quinará, Oio, Tombali, Bolama Bijágós  e no Sector Autónimo de Bissau cuja maioria são cristãos.ANG/AALS/ÂC


Sem comentários:

Enviar um comentário