segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Turismo


          Secretária de Estado apela promoção positiva da Guiné-Bissau   

Bissau, 03 Fev 20 (ANG)- A Secretária de Estado de Turismo e Artesanato apelou hoje aos guineenses no sentido de promoverem a Guiné-Bissau pela positiva, de modo a captar mais investimentos para o progresso do país.

O apelo foi feito pela Catarina Taborda em entrevista exclusiva à Agência de Notícia da Guiné, no quadro de balanço de seis meses da sua governação que considerou de positivo por ter realizado algumas actividades tendo prometido fazer ainda mais nos próximos tempos.

Catarina Taborda disse que cada guineense é responsável por aquilo que fala do país e que por isso, os guineenses devem apostar mais em mostrar as potencialidades da Guiné-Bissau, de forma a chamar mais a atenção e a despertar mais interesse por parte dos outros, tendo sublinhado que a valorização começa internamente para depois atingir o exterior.

“Nos seis meses da nossa governação, conseguimos dar apoio institucional à Empresa Consulmar , para a vinda de um barco de 500 lugares para a ligação inter-ilhas. Participamos nas feiras internacionais com o objectivo de promover a Guiné-Bissau como um destino turístico de excelência e mostramos todas as nossas riquezas culturais, a nossa localização privilegiada (fauna e flora)”, explicou.

A governante informou que perspectivam aumentar significativamente o investimento turístico no país, de modo a aumentar o número de visitantes, criar uma Escola Superior de Hotelaria e Turismo, uma Agência Nacional de Turismo, aprovar e actualizar as propostas do quadro jurídico do sector, regulamentar o fundo do turismo, regulamentar a inspecção,e o regime jurídico de actividade turística, entre outros.

Questionada sobre a recente acusação da Associação dos Operadores Turísticos no que tange a falta de colaboração por parte da Secretária de Estado, respondeu que  desconhece em que aspecto os responsáveis dessa organização basearam para fazer a referida acusação.

“A primeira coisa que fiz depois da minha tomada de posse é de reunir com Associação dos Operadores Turísticos para encontrar a melhor forma de trabalhar, e mostrei sempre a minha abertura  a Associação, mas não sei o porquê que estão a dizer que não existe uma colaboração da minha parte”, exclamou Catarina Taborda.

Disse que a governação cessante fez um aumento das taxas de 100% no Fundo de Turismo, mas tendo em conta a actual realidade de instabilidade política que acaba de influenciar directamente o sector de turismo negociou com a Associação dos Operadores Turísticos em continuar à pagar a taxa anterior que era de 15 mil francos CFA e 05 mil, dependendo da categoria dos restaurantes assim como dos hotéis.

“A nossa participação na Feira Internacional de Madrid(Espanha), foi confirmada tarde, dado a instabilidade política e a incerteza das finanças. Por isso, não tivemos muito tempo para organizar e convidar os membros da Associação dos Operadores Turísticos”, explicou Taborda.

 A governante lançou um apelo à essa Associação  no sentido de não excitar em pedir audiência para esclarecimento de qualquer dúvidas ou para alguns acertos, tendo acrescentado que a Secretaria de Estado de Turismo existe para cumprir com as actividades turísticas e que, por isso, trabalhar em colaboração com os que estão a sua volta será um privilégio.

Por outro lado, perguntada sobre a preocupação de alguns cidadãos guineenses face à durabilidade da obra turístico denominada Parque Artesanal, feito recentemente a frente de Assembleia Nacional Popular, uma vez que foi construída de “cana de bambú” e que pode estragar no período da chuva por não estar coberto, respondeu que a obra parece frágil, mas que tem resistência e que foi feita por pessoas capacitadas que estarão disponíveis para efeitos de manutenção da mesma. ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário