segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Pescas/fiscalização


FISCAP prevê aquisição de navio de maior capacidade para suas missões no alto 
mar

Bissau,03 Fev 20(ANG) – O coordenador do Centro Nacional de Controle e Fiscalização de Actividades de Pesca(FISCAP), afirmou que têm em carteira a aquisição de um navio de caracter oceânica, no âmbito do apoio sectorial de pesca  da União Europeia.

Mussa Mané, em entrevista exclusiva à ANG, afirmou que a aquisição dessa embarcação irá permitir a Guiné-Bissau estar em mesmos patamares dos países vizinhos em termos de fiscalização marítima.

“Hoje em dia estamos com a falta de meios mais robustos de natureza operacional de longo alcance para que possamos deslocar para as zonas mais profundas”, explicou.

Disse que os meios de fiscalização de que dispõe actualmente o FISCAP são limitados, e que todos não têm autonomia de passar mais de quatro dias no alto mar sem regressar à terra.

Adiantou que um outro projecto que têm em perspectiva é a construção, de raiz, de uma sede nacional de FISCAP, salientando que o Ministério das Pescas já tomou a iniciativa de executar esse projecto até ao final deste quinquénio.

“O projecto já foi orçado e já existem garantias de verbas para o efeito e estamos a diligenciar o espaço físico para a edificação da obra, de forma a dotar o FISCAP de melhores condições para executar o seu trabalho”, informou.

Mussa Mané sublinhou que o FISCAP conta actualmente com 42 Inspectores e três grandes meios de patrulha, nomeadamente os navios de 15, 16 e 20 metros com uma autonomia de quatro dias no alto mar, para além de pequenas embarcações dentre as quais Baleia II que se encontra avariada.ANG/ÂC//SG 



Sem comentários:

Enviar um comentário