segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Palestina


                         Presidente Abbas rejeita plano de Trump
Bissau, 03 fev 20 (ANG) - O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, anunciou domingo a ruptura das relaçes com Israel e com os Estados Unidos, durante uma reunião da Liga árabe, no Cairo.
Abbas declarou que o plano do presidente americano Donald Trump viola os acordoscom Israel em 1993. A Liga árabe rejeita o plano que é "injusto"  e que "não respeita os direitos fundamentais e as aspirações do povo palestiniano".
O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou a ruptura de "todas as relações" entre a Autoridade palestiniana e Israel, dum lado, e os Estados Unidos doutro, no seguimento do plano da administração Trump sobre o conflito israelo-palestiniano.
Abbas, discursava na conferência extraordinária da Liga árabe, no Cairo, manifestou a sua intenção de deixar "de aplicar os acordos assinados com Israel".
O Presidente palestiniano foi mais categórico afirmando que não haverá a partir de agora "nenhuma espécie de relação" com os israelitas "assim como com os Estados Unidos" inclusivamente em matéria de segurança. 
Quando certos países árabes já tinham reagido de modo prudente ao plano anunciado na terça-feira por Trump, apelando apenas a alguns retoques, a Liga árabe, rejeita oficialmente a oferta da Casa Branca.
Este plano "não respeitos os direitos fundamentais e as aspirações do povo palestiniano", afirmou a Liga, prometendo que os dirigentes árabes não vão cooperar com Washington para a sua implementação. 
Os israelitas garantem por seu lado que a Autoridade palestiniana sairia a ganhar com o plano Trump mesmo a nível da sua própria estabilidade.
Mas Abbas não vê as coisas por este prisma e quer uma reunião do Conselho de segurança, para pedir uma Conferência internacional para relançar as negociações com Israel, sob a égide de um quarteto incluindo a Rússia, União Europeia, ONU e os Estados Unidos, sem uma imposição de Washington. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário