CPLP homenageia Línguas Maternas da Guiné-Bissau
Bissau, 05 Mai 16 (ANG) - Um festival em homenagem às línguas maternas guineense marca as comemorações do dia da Língua Portuguesa, 5 de Maio, na Guiné-Bissau.
No evento organizado pela delegação da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) na Guiné-Bissau, o representante especial desta organização no pais, António Alves Lopes esclareceu as razoes que estiveram na origem da realização do evento sob o lema: “CPLP 20 anos, e a diversidade cultural que nos une”.
“Não foi por a caso que resolvemos fazer a abertura oficial da comemoração do dia da língua portuguesa e da cultura de CPLP com um festival de homenagem às línguas tradicionais guineense: Foi porque a língua materna é a maior riqueza cultural de um povo”, disse António Alves Lopes.
Acrescentou que a língua materna para a cultura de um povo é como leite materno para as crianças, sublinhando que, por isso, se deve sempre dar maior valor a riqueza de uma sociedade.
“O referido festival não é simplesmente uma homenagem às línguas mas também é um momento de reflexão sobre as oportunidades e valores em torno das mesmas”, refere representante especial da CPLP.
Por sua vez, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Artur Silva afirmou que a língua portuguesa é a quinta língua de negócio actualmente a nível mundial.
Artur Silva sublinhou que o país precisa dar novos passos no que concerne ao dinamismo e valorização da língua portuguesa.
O governante apelou aos guineenses, em particular, aos professores para que sejam rigorosos e atentos na transmissão da língua portuguesa e apelou igualmente aos escritores para que façam tudo para a melhor orientação do povo da Guiné-Bissau no uso correcto da língua portuguesa.
ANG/AALS/JAM/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário