sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Angola


General “Zé Maria” condenado a três anos de prisão
Bissau, 22 nov 19 (ANG) - O Supremo Tribunal Militar de Angola condenou, esta sexta-feira, a três anos de prisão efectiva o ex-chefe do Serviço de Inteligência e Segurança Militar, o general “Zé Maria”, por crimes de extravio de documentos militares de carácter confidencial.
De acordo com a agência de notícias angolana, Angop, o general “Zé Maria” foi condenado por crimes de extravio de documentos militares de carácter confidencial, mas absolvido do crime de insubordinação.
O general, de 79 anos, que estava em prisão domiciliária desde Junho e começou a ser julgado em Setembro, era acusado dos crimes de insubordinação e extravio de documentos relacionados com a Batalha do Cuito Cuanavale.
O Ministério Público pediu a condenação do arguido, dando como provados todos os crimes de que é acusado, nomeadamente, o de desobediência às ordens do Presidente da República, João Lourenço, e optando por "manter a fidelidade canina" ao ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.
O caso remonta a 2018, quando o general “Zé Maria” foi exonerado do cargo e alegadamente levou consigo documentos secretos sobre a Batalha do Cuito Cuanavale a pretexto que estaria a salvaguardar segredos do antigo Presidente. Os documentos foram entretanto recuperados pela Procuradoria-geral da República após diligências judiciais.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário