terça-feira, 19 de novembro de 2019

Sociedade/Infância


UNICEF pede acções urgentes para lidar com ameaças aos direitos das crianças

Bissau, 19 Nov 19 (ANG) - O Fundo das Nações Unidas para à Infância (UNICEF) defendeu a necessidade de se desenvolver acções urgentes e uma renovação do compromisso para com direitos da criança, de modo a lidar com ameaças antigas e emergentes aos direitos dos menores.

A informação consta numa nota à imprensa da UNICEF, enviada hoje à ANG, no âmbito de comemoração  dos 30 anos da existência da Convenção sobre Direitos das Crianças (CDC), no âmbito do qual foi apresentado um novo relatório  intitulado : “Convenção sobre Direitos da Criança na Encruzilhada”.

 “Nas últimas três décadas da existência de CDC assistimos um progresso impressionante, na medida em que cada vez mais crianças estão a viver mais tempo, melhor e mais saudáveis”, disse a Directora Executiva da UNICEF Henriqueta Fore citada pelo relatório.

No mesmo documento, Henriqueta Fore explicou que além dos constantes desafios nas áreas de saúde, nutrição e educação, actualmente, as crianças  enfrentam novas ameaças como  alterações climáticas, o abuso online e o cyberbullying. Tendo mostrado que só através da comunicação e novas tecnologias, da acção política e do aumento de recursos é que a visão da Convenção sobre os Direitos da Criança pode tornar uma realidade, em todo o mundo.

Segundo os dados do referido relatório, tem-se registado ganhos históricos em geral para as crianças do mundo desde que a Convenção sobre Direitos da Criança foi adoptada. “No entanto, muitas das crianças mais pobres ainda não estão a sentir esse impacto”, refere o documento.

O relatório analisa as realizações  das últimas três décadas da existência de Convenção sobre Direitos da Criança e indica que, onde há vontade e determinação política, a vida das crianças melhora sempre.

No documento consta que as principais conquistas da CDC nos últimos 30 anos são nomeadamente, a taxa de mortalidade nas crianças que  baixou em  cerca de 60%, a proporção de crianças com idade para estar na escola primária, mas que não  desceu de 18 para 08% como previsto.

“Nos países de baixo e médio rendimento, a probabilidade das crianças mais pobres morrerem de causas evitáveis, antes dos cinco anos, é dobro do que das crianças mais ricas”, refere o relatório.

De acordo com os dados recentes, apenas metade das crianças das famílias mais pobres da África Subsaariana são vacinadas contra o sarampo em comparação com 85% das crianças das famílias mais rica.

Apesar do declínio das taxas de casamento precoce em todo o mundo, as meninas mais pobres de alguns países correm maior risco actualmente do que em 1989.

“A pobreza, descriminação e a marginalização continuam a colocar em risco milhões de crianças mais desfavorecidas, as mesmas estão física fisiologicamente e psicologicamente em maior risco dos impactos da crise climática.

Ainda refere que muito embora mais crianças sejam imunizadas do que nunca, uma desaceleração nas taxas de cobertura de imunização na última década está a ameaçar reverter os ganhos  conquistados na saúde das crianças.

A nota informa ainda que, o número de crianças fora da escola estagnou e que os resultados de aprendizagem para os que estão na escola permanecem baixos.

Para acelerar o progresso e avanço dos direitos das crianças, o documento indica que  é necessário responder a estagnação e retrocesso de alguns desses direitos.

“Para encontrar uma solução sobre direitos das crianças, a UNICEF planeia para os próximos 12 meses iniciar um diálogo global sobre o que é necessário para tornar a promessa da convenção numa realidade para todas as crianças”, refere o documento.

ANG/AALS/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário