segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Presidenciais 2019/Cabo Verde

 Embaixador da Guiné-Bissau afirma que votação  decorreu com normalidade

Bissau, 25 nov 19 (ANG) – O embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde afirmou domingo que votação no arquipélago para as eleições presidenciais no seu país decorreu dentro da normalidade, não se tendo registados quaisquer constrangimentos no processo.
“As informações que temos é tudo decorreu dentro das normalidades possíveis, o povo guineense é pacifico, quer aqui, quer na Guiné-Bissau deram uma boa lição de participação, tudo está dentro da normalidade, é claro que poderá haver algumas irregularidades na votação mas os delegados da mesa irão decidir no momento certo”, afirmou M’bála Fernandes, em declarações à Inforpress, num balanço sobre o processo de votação em Cabo Verde.
Conforme avançou, os resultados das eleições presidenciais em Cabo Verde serão anunciados pela Comissão Nacional de Eleições e depois enviados ao Senegal, agradecendo, por outro lado, a todos que estiveram envolvidos para que o processo decorre de forma tranquilo.
“Queria agradecer os partidos, os eleitores, o pessoal da embaixada, os que trabalham na comissão, as autoridades cabo-verdianas, as escolas, a Policia Nacional que desempenhou um papel fundamental desde o policiamento das mesas de voto e no acompanhamento até a embaixada”, concluiu.
As mesas de voto estiveram abertas das 07:00 às 17:00 de Cabo Verde.
Em Cabo Verde os eleitores exerceram o seu direito de voto em oito mesas sendo nas ilhas de  Santiago através das  mesas 1 – Escola do ensino básico o de Palmarejo (13 de Janeiro) mesa 2 – Liceu Cónego Jacinto (Várzea) mesa 4 – Liceu Manuel Lopes Calabaceira Mesa 5 – Santa Cruz (Santiago)  (Câmara Municipal de Santa Cruz), mesa 6 – Santa Catarina (Santiago) – Assomada –Liceu Amílcar Cabra – mesa 7 e na Boa Vista –Estádio Municipal na mesa 8.
Nestas eleições presidenciais concorreram 12 candidatos que querem chegar à Presidência da Guiné-Bissau, um candidato a menos do que em 2014.
Eis os candidatos que foram aprovados pelo Supremo Tribunal de Justiça dos 19 que apresentaram candidaturas:
Mutaro Itai Djabi (independente) Domingos Simões Pereira [apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Vicente Fernandes (Partido de Convergência Democrática (PCD) António Afonso Té (Partido República da Independência para o Desenvolvimento (PRID) Nuno Gomes Nabiam (Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB
Baciro Dja [Frente Patriótica de Salvação Nacional (Frepasna) Carlos Gomes Júnior (independente) Gabriel Indi [Partido Unido Social Democrático (PUSD) Idrissa Djaló (Partido da Unidade Nacional (PUN)] José Mário Vaz (independente) Umaro Sissoco Embalo (Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) e Iaia Djaló (Partido Nova Democracia (PND). ANG/Inforpress/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário