quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Eleições presidenciais


 “O Povo guineense deu  “exemplo de maturidade eleitoral” , diz presidente da LGDH

Bissau, 27 nov 19 (ANG) – O Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), Augusto Mário da Silva disse que o Povo guineense deu um exemplo de maturidade eleitoral que deve ser seguido por outros povos do mundo.

Augusto Mário da Silva que falava à imprensa após a divulgação dos resultados provisórios das eleições presidenciais de 24 de novembro último, disse que as eleições demonstraram o quanto que o Povo guineense é pacífico, contrariamente daquilo que muitos pensam.

“Contrariamente daquilo que é propalado no mundo fora, de que o Povo guineense é agitado, violento e agressivo, nada disso nos caracteriza. Continuamos a ser aquele Povo pacífico, ordeiro e damos este exemplo mais uma vez, neste processo eleitoral”, frisou.

Mário da Silva disse esperar que os candidatos vão saber respeitar a vontade do Povo expressa nas urnas, e pede que  todos  trabalhassem para que o clima de paz e tranquilidade continue a reinar no país, acrescentando que o próximo Presidente, a ser escolhido na segunda volta marcadas para 29 de dezembro, deve contribuir para que país possa arrancar para o desenvolvimento sustentável desejado.

Pediu aos guineenses a manter sereno, calmo e confiante no futuro, exortando aos políticos a terem maturidade e inovação para compreenderem e respeitarem as mensagens transmitidas pelo Povo.

Por sua vez, Elisa Pinto, Presidente da Rede de Paz e Segurança para as Mulheres no Espaço da CEDEAO (REMSECAO) pediu ao candidato que  vencer a segunda volta para priorizar a reconciliação nacional e estabilização do país e depois começar a pensar na governação, porque para ela, “ninguém pode governar na constante instabilidade”. 
  
A Comissão Nacional de Eleições divulgou na manhã desta quarta-feira os resultados provisórios das eleições presidenciais de 24 do mês corrente que puseram na corrida para segunda volta marcada para 29 de dezembro do ano em curso, o candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embaló, do Movimento para Alternância Democrática (MADEM G-15). ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário