domingo, 24 de novembro de 2019

Presidenciais 2019


José Mário Vaz diz estar feliz pela conquista obtida durante  cinco anos do seu mandato

Bissau 24 Nov 19 (ANG) – O Presidente da República Cessante e candidato a sua sucessão disse hoje que está feliz, uma vez que pela primeira vez na Guine-Bissau desde a entrada da democracia em 1994 , um Chefe de Estado terminou o seu mandato.

José Mário Vaz proferiu estas palavras momentos depois de ter exercido o seu direito de votar frisando que durante os cinco anos do seu mandato não houve perturbações no país e  conseguiu, finalmente, ser o primeiro Chefe de Estado depois destes anos todos a atingir esta meta.

“Durante este tempo não houve golpes de estados graças ao respeito pela Constituição por parte da classe castrense que não somente respeitaram a lei,mas também tudo fizeram para manter a paz , estabilidade , tranquilidade e a liberdade no nosso país. Também fico feliz porque nesta altura na Guiné-Bissau  liberdade total seja ela de imprensa ,de expressão e de manifestação “,sublinhou.


Mario Vaz disse que hoje é um dia de mudança o dia em que os guineenses ficaram a saber definitivamente que é possível estar cinco anos no Palácio da República sem golpes de estados ou qualquer tipo de manifestação que põem em causa  o destino deste povo.

Para ele ,as condições estão criadas para os próximos Presidentes da República exercerem as suas funções num ambiente de paz e tranquilidade .

Pede  ao povo para ir em massa votar,destaca  que a cidadania se mostra no dia como hoje , “em que não há guineenses de interior e da cidade ,letrados e analfabetos ,nem guineenses brancos e pretos porque todos são iguais” .

Questionado se está confinante na vitória e se em caso de perder as eleições vai aceitar o veredicto das urnas ,Jomav como é conhecido disse que o poder não é dele ,mas sim do povo ,acrescentando que aquilo que os guineenses decidirem nas urnas deve ser aceite , e que só os não democratas é que pensam o contrário.

Disse que  aceitou os resultados em 2014 e com certeza vai continuar a aceitar o veredicto das urnas .

Por seu turno, o Primeiro-ministro, Aristides Gomes  que igualmente exerceu o seu direito de voto na mesma assembleia de voto cita na UDIB, salientou  que a  realização das Eleições Presidenciais tem uma grande importância, mas que o trabalho tem que continuar para que se possa criar as condições que permitam romper com a instabilidade politica vivida no país durante os últimos anos.

“Portanto, não são as eleições unicamente que vão, de uma forma mágica, resolver o problema da Guiné-Bissau. É um acto muito importante que vai permitir legalizar um Chefe de Estado que irá contribuir, em princípio, para estabilização do nosso país”,referiu .

Para Gomes, a solução para os problemas que o país enfrenta está na produção de ideias tendentes a encontrar alternativas ,salientando que não acha que as trocas de acusações, à semelhança do que passou na campanha eleitoral, sejam um factor de estabilização da Nação guineense .

Aristides Gomes disse que neste momento o País precisa de um Chefe de Estado que tenha um programa de estabilização da Guiné-Bissau ,tendo convidado toda a gente à irem votar ,”porque a  abstenção vai contra a estabilização do país”.

Numa primeira declaração sobre o processo de votação, a porta-voz da Comissão Nacional de Eleições(CNE), Felisberta Moura Vaz afirmou que a votação está a decorrer de forma normal, sem qualquer incidente.

“Conforme previsto as mesas de assembleias de voto abriram as sete da manhã e fecham as 17 horas. A votação decorre de forma normal. Não há nenhuma perturbação no terreno”, disse Felizberta Vaz.

Referiu que nas primeiras horas verificou-se alguma agitação sobre a qualidade da tinta indelével disponível nas assembleias de voto, situação que  “não põe em causa a segurança da votação por haver várias outras formas de controlar os eleitores que já votaram”. 

ANG/MSC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário