segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Presidenciais 2019


Japão disponibiliza cerca de 405 milhões de francos cfa para as presidenciais

Bissau, 18 nov 19 (ANG)  - O Governo japonês colocou a disposição das autoridades guineenses um apoio financeiro no valor de  81 milhões de ienes que correspondem a cerca de 405 milhões de francos cfa, para  despesas inerentes às eleições presidenciais previstas para o próximo dia 24 de novembro.

Segundo a CNE, o acordo para o efeito foi assinado sexta-feira em Dacar, no Senegal entre o embaixador nipónico residente naquele  país vizinho, Tatsuo Arai e o representante do PNUD em Bissau,  Tjark Marten Egenhof.

A Comissão Nacional de Eleições indicou na sua pâgina oficial no facebook que as autoridades japonesas haviam concedido ao governo da Guiné-Bissau um donativo financeiro no valor de 550 milhões de francos cfa(110 milhões de ienes) para as legislativas realizadas em março passado.

A campanha eleitoral para o escrutínio de 24 de novembro cumpre hoje o seu 15º dias, e os 12 candidatos se desdobram em acções de caça ao voto por todo o país.

O candidato José Mário Vaz foi sexta-feira o grande ausente do segundo debate televisivo entre os candidatos, durante o qual o candidato, Gabriel Fernandes Indi, apoiado pelo Partido Unido Social Democrata(PUSD) deixou a imagem de estar melhor preparado para o cargo em disputa, à luz das respostas que deu sobre questões colocados pelos jornalistas e a plateia aos candidatos participantes no debate.

A título de exemplo, observadores contactados pela ANG indicaram a resposta sobre a estratégia para se combater a corrupção, em que Indi defendeu uma legislação que permita ao Procurador-geral da República, na qualidade de detentor de acção penal, exercer um mandato de cinco anos, em vez de um exercício na dependência da conveniência do  Presidente da República, tal como acontece actualmente.

O referido debate colocou lado à lado, os candidatos Baciro Dja, da FREPASNA, Idriça Djalo, do PUN, e Gabriel Fernandes Indi, do PUSD.

No próximo debate, previsto para o próximo dia 21, estarão frente à frente, Carlos Gomes Júnior, Umaro Sissoco Embaló, Yaya Djaló e Vicente Fernandes. ANG/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário