domingo, 24 de novembro de 2019

Presidenciais 2019


Célula de Monitorização Eleitoral da sociedade civil considera de positivo início do processo de votação

Bissau 24 de Nov. 19 (ANG) – A Célula de Monitorização Eleitoral da Sociedade Civil  considera de bom os primeiros momentos de votação que está decorrer  hoje em todo o país.

 A declaração foi feita  esta manhã, em conferência de imprensa pela Silvina Tavares, Presidente de Câmara de Decisores que disse que a abertura das urnas  nas assembleias de voto foram feitas as 07 horas  ou seja na hora prevista pela Lei Eleitoral.

Disse que a Célula de Monitorização visitou 275 mesas da assembleia de voto.

" Duas horas após a abertura da assembleia de voto constatou-se que as dificuldades deparadas foram superadas nomeadamente a questão de falta de cabines de voto e de tintas indelével, sendo  que em relação a tinta a Câmara de Decisores  constatou que  tal situação foi  gerada pela demora de escurecimento do dedo metido na tinta indelèvel, mas que foi esclarecido, Os eleitores continuaram a afluir as urnas”, confirmou Tavares. 

Afirmou que, das mesas visitadas verificou-se que 256  abriram na hora prevista, correspondente a 91, 43% das assembleias de voto e 19 com ligeiros atrasos correspondente a 6, 79 por cento das mesas.

 Silvina Tavares disse, que 251 mesas tiveram os materiais logísticos disponíveis correspondente a 89,64 por cento e 24 mesas não tiveram materiais completos correspondentes 8,57 por cento, na sua maioria por falta de tinta indelével e cabines de voto.

“Apesar de considerar de bom o momento de votação, a Célula de Monitorização deparou com ausência de um presidente e secretário da mesa num dos distritos”,disse sem o identificar.

Disse que os monitores móveis verificaram uma mobilização das pessoas em massa para votar em 207 mesas, das 242 visitadas, e que correspondem à  73,93 por cento, e que se verificou  uma fraca afluência dos votantes em 35 mesas de voto corresponde a 12,50 por cento.

Ainda os dados apontam que 10 à 30 por cento das mulheres encontravam na fila para votar no momento, o que, segundo ela,  demonstra a fraca afluência das mulheres,  62 e correspondente a 22,14 por cento das 211 mobilizadas para votar.

A Célula da Monitorização conta prosseguir com os trabalhos em todo o território nacional até o fecho das urnas às 17 horas.

Um total de 6.500 efectivos  da POP, Protecção Civil, militares, Polícia Judiciária, Guarda Nacional, Polícia de Intervenção Rápida,Interpol, Serviços de Informação do Estado(secreta guineense) ,UNIOGBIS e Ecomib – Força de manutenção da paz da CEDEAO, estão a garantir segurança ao processo de votação. 

ANG/MI/ÂC//SG             

Sem comentários:

Enviar um comentário