domingo, 24 de novembro de 2019

Presidenciais 2019


Porta voz da CNE reitera decurso normal de votação  em todo o território nacional

Bissau,24 Nov 19(ANG) – A porta voz da Comissão Nacional de Eleições(CNE) disse que o processo de votação está a decorrer com normalidade, em todo o território nacional, sem  incidentes dignos de registo.

Felisberta Moura que falava hoje no segundo briefing com à imprensa sobre o balanço do processo de votação, disse que continua a registar uma afluência massiva às urnas, acrescentando que isso lhes encoraja muito e que estão convencidos de que a  taxa de participação deste pleito será positiva.

“Quero mais uma vez, em nome da Comissão Nacional de Eleições, agradecer aos órgãos de comunicação social e a Célula de Monitorização das Eleições por estarem a fazer um brilhante trabalho informativo, esclarecedor e pedagógico, no quadro das operações de votação”, elogiou.

Instada a falar do incidente ocorrido na povoação de Djabicunda, região de Bafatá, leste do país, Fesisberta Moura respondeu que foi uma situação de votos antecipados.

“As pessoas votam antecipadamente e esses  votos são transferidos para  o local onde serão  contados . Portanto, os votos foram transferidos para o local os fiscais de uma das candidaturas entendeu que havia uma situação de introdução de votos dentro das urnas”, explicou.

A porta-voz da CNE disse que esse fiscal acabou por ser esclarecido porque constatou-se que os referidos nomes já foram descarregadas no caderno eleitoral, frisando que na altura suspendeu-se a votação porque não havia condições tendo em conta que haviam  pessoas a fazer pequenos barrulhos que impossibilitam a continuidade dos trabalhos, mas que tudo já foi retomado.

Entretanto, a maioria das mesas de voto já se encerraram em conformidade com a lei Eleitoral que determina que a votação começa as sete da manhã  e deve terminar as 17 horas de Bissau.

Após o fecho inicia o processo de contagem dos votos na presença de delegados da CNE e de representante de todos os candidatos.

Assistem ainda a votação para além de forças de defesa e segurança, magistrados do Ministério Público espalhados por todo o país em missão de acompanhamento do processo eleitoral para eleição de novo Presidente da República para um mandato de cinco anos. ANG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário