quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Presidenciais 2019/Segunda volta

   CNE anuncia início de campanha eleitoral no próximo dia 13 de Dezembro

Bissau, 28 nov 19 (ANG) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE), anunciou o início da campanha eleitoral da segunda volta das eleições presidenciais no dia 13 de dezembro e termina no dia 27 do mesmo mês, de acordo com o cronograma eleitoral.

Em conferência de imprensa realizada hoje, a Secretária Executiva Adjunta e porta voz da CNE, Felisberta Moura Vaz, disse que o encontro com a imprensa serviu para esclarecer a comunidade nacional e internacional das falhas detectadas nos resultados das regiões 1 e 2, nomeadamente Tombali e Quinará, sublinhando ainda que o facto foi registado só nos “slides” de apresentação de resultados, afirmando contudo, que não afecta os resultados eleitorais.

Felisberta Moura Vaz afirmou que todas as candidaturas já dispõem em versão eletrónica dos “slides” corrigidos.

“A CNE quer informar de que, ao transpor o ficheiro (tabela) com a totalização de dados de Quinará, região 2, por falha técnica copiou-se a tabela com os resultados de Tombali, Região 1”, revelou.

Aquela responsável informou que, caso persistir as dúvidas, os dados poderão ser consultados no Departamento de Estatística e Informática da CNE. 

No que tange ao pagamento de subsídios aos Membros Não Permanentes na CNE e nas CRE´s nas eleições legislativas de março e nas presidenciais de 24 de Novembro, Felisberta Moura Vaz informou que a CNE não tem actualmente nenhuma dívida em termos de subsídios a ninguém.

“As diligências estão patentes nas cartas endereçadas ao governo, que neste momento está a fazer um grande esforço para o pagamento dos referidos subsídios, que poderá acontecer a breve trecho”, explicou.

Acrescentou que o pagamento dos Membros Não Permanentes que era assumido pela comunidade internacional, frisou que,  nestas duas últimas eleições, decidiu-se deixar de assumir esse encargo.

Moura Vaz disse que a CNE encoraja os beneficiários, nomeadamente, Membros Não Permanentes a se mantiverem serenos porque o governo está preocupado e interessado em resolver a situação.ANG/DMG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário