quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Presidenciais 2019


Candidato Úmaro Sissoco Embaló reafirma que a sua candidatura visa devolver a esperança ao povo guineense

Bissau 28 de Nov. 19 (ANG) – O candidato às eleições presidenciais de 24 de Novembro, Umaro Sissoco Embalo apoiado pelo Movimento para Alternância Democrática(Madem G15), reafirma que a sua candidatura visa devolver esperança ao martirizado povo guineense, que lhes são negados durante 40 anos da “desastrosa” governação do PAIGC.

Sissocó Embalo falava quarta-feira em conferência de imprensa em reacção a divulgação dos resultados provisórios das eleições presidenciais de 24 de Novembro pela Comissão Nacional de Eleições(CNE), e que determina uma segunda volta entre ele e o candidato do PAIGC Domingos Simões Pereira no próximo dia 29 de Dezembro do ano em curso.

Umaro Sisso Embaló declarou que, ao contrário do seu adversário do PAIGC, a sua candidatura não visa procurar riqueza pessoal através de apropriação abusiva e ilegal dos recursos financeiros país.

"Caros cidadãos guineenses, a nossa soberania e os nossos recursos naturais estão em perigo nestas eleições presidenciais, porque o candidato do PAIGC está usar os meios pertencentes ao povo para sustentar a sua campanha eleitoral”, explicou.

O político sustentou que, o PAIGC e o seu candidato presidencial estão a amortiçar as liberdades essenciais dos cidadãos com o objectivo único de estalar um regime “absoluto, revanchista e ditatorial” na Guiné-Bissau.

Embalo disse ainda que os valores da unidade nacional, tolerância e da solidariedade que caracterizam os guineenses estão em perigo perante uma candidatura alicerçado pelo “ódio monumental e sentimentos de vingança” contra seus opositores e certas franzas da sociedade.

" As forças da defesa e segurança, enquanto instituições republicanas, espelho da nossa República estão em perigo com aquelas cuja as acções representa uma manifesta falta de confiança das nossas gloriosas forças da defesa e segurança," disse Umaro Sissoco Embalo.

O candidato aproveita o momento para pedir ao povo guineense e as todas as forças democráticas do país para ultrapassarem as diferenças ideológicas e mobilizarem em torno do seu projecto político.

Para Embalo os resultados ora publicados para CNE quer demonstra a rejeição absoluta da actual estratégia do PAIGC e seu candidato Simões Pereira em vencer as eleições presidenciais logo na primeira volta.

O candidato felicitou os guineenses pela forma ordeira e responsável, como  votaram e participaram na campanha eleitoral e aos partidos políticos pelo apoio prestado a sua candidatura.
Umaro Sissoco Embaló foi o segundo candidato mais votado nas presidenciais de 24 de Novembro, obtendo um total de 153.530 votos equivalente á 27.65 por cento e vai disputar a segunda volta do escrutínio com o líder do PAIGC Domingos Simões Pereira. 
ANG/MI/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário