terça-feira, 26 de novembro de 2019

UNESCO


                     Instituição do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Bissau,26 nov 19 (ANG) –  A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) proclamou o dia 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, durante a 40ª sessão da Conferência Geral.
A 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, que termina no dia 27, reúne desde dia 12 de Novembro, em Paris (França), 193 Estados-membros e 10 aliados, com a educação superior e a inteligência artificial na agenda.
Durante esta conferência, para além de debate com os chefes de Estado e de Governo sobre os jovens e o multilateralismo, teve lugar uma reunião ministerial dedicada à inclusão e a mobilidade no ensino superior, um fórum dos ministros da Cultura, e ainda o conselho executivo deliberou o dia 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.
A proposta foi submetida ao conselho executivo pelos nove Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o co-patrocínio de mais 24 países de todos os continentes.
No documento, reconhece-se o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas, destacando que o Português é a língua mais falada do hemisfério sul e a língua oficial de três organizações regionais e da Conferência Geral da UNESCO.
Através de um comunicado, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) saudou e celebrou a decisão da UNESCO de proclamar o dia 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
“A CPLP acolhe com grande júbilo a decisão da Unesco de incorporar a data ao calendário oficial das Nações Unidas, o que reflecte o reconhecimento da importância da Língua Portuguesa na esfera internacional”, lê-se no comunicado.
Desde 2005, a CPLP e os seus Estados Membros vêm celebrando o dia 5 de Maio como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, tendo sido a data oficializada no calendário da organização em 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na cidade da Praia, Cabo Verde.
Em anos recentes, as celebrações do 5 de Maio têm crescido em importância e amplitude, sendo realizadas não apenas no espaço da CPLP como em terceiros países e nas sedes de organismos internacionais, como a ONU e a UNESCO.
De acordo com o mesmo comunicado, a Língua Portuguesa é uma das línguas mais usadas da família indo-europeia, e uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes, e em acelerado processo de expansão e crescimento. ANG/Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário