quinta-feira, 14 de novembro de 2019

CEDEAO


           Chefes das Forças Armadas de quatro países  já estão em Bissau

Bissau,14 Nov 19(ANG) – Os chefes do Estado-maior General das Forças Armadas do  Níger,  Nigéria, Senegal e Togo chegaram quarta-feira à Bissau para uma série de reuniões com as autoridades políticas e militares da Guiné-Bissau, disse a Lusa fonte do Governo guineense.

Encontro dos chefes militares da CEDEAO com Aristides Gomes
Segundo a mesma fonte, já se encontram numa unidade hoteleira em  Bissau, os chefes dos Estados-Maiores Generais das Forças Armadas  dos quatro países da CEDEAO, que a organização decidiu enviar,  numa cimeira extraordinária sobre  a situação política na Guiné-Bissau.

A comitiva é composta pelos generais Ahmed Mohamed, do Níger, Abayomi Gabriel Olonishakin, da Nigéria Cheikh Gueye, do Senegal, , , Félix Abalo Kadangha, do Togo e é integrada também pelo general Usman Yussuf, chefe do Estado-Maior das Forças da CEDEAO.

Os responsáveis militares vão ter uma série de contactos com as autoridades políticas guineenses, entre quinta e sexta-feira, nomeadamente com o Presidente cessante da República, José Mário Vaz, com o Primeiro-Ministro Aristides Gomes e com os ministros da Defesa, Luís Silva de Melo e do Interior, Juliano Fernandes.

A delegação dos chefes militares antecede a visita, no sábado, dos presidentes da Costa de Marfim, Gâmbia, Guiné-Conacri, Gana, Níger e Nigéria, com a finalidade de informar ao José Mário Vaz das decisões da Cimeira da CEDEAO realizada no dia 08, no Níger, em que se discutiu a crise política na Guiné-Bissau. ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário