quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Presidenciais 2019


Representante especial da ONU na Guiné-Bissau felicita Povo guineense pela participação “significativa” nas eleições de 24 de Novembro

Bissau,28 Nov 19(ANG) – A representante especial do secretário geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, felicitou o Povo guineense pela participação “significativa” nas eleições pacíficas de 24 de Novembro e pela sua demonstração de responsabilidade cívica e sentido do dever patriótico.

Em comunicado de imprensa a que ANG teve acesso, Rosine Sori Coulibali disse, reconhecer e elogiar o trabalho árduo, o profissionalismo e o empenho da Comissão Nacional de Eleições (CNE), das Comissões Regionais de Eleições (CREs) e de todos os que votaram e que permitiram que a eleição tivesse lugar.

“Também elogiamos os candidatos, que corajosamente se apresentaram e submeteram os seus manifestos eleitorais a escrutínio, bem como os seus representantes, e apelamos à sua contínua participação positiva e construtiva na vida pública do seu país”, enalteceu.

Rosine Sori Coulibali felicitou as organizações da sociedade civil pela sua contribuição na monitorização das eleições, bem como na sensibilização e mobilização da população em geral.

“Aplaudimos as autoridades nacionais, incluindo as forças de segurança, por garantirem com eficiência a segurança do processo eleitoral, contribuindo assim para a criação geral de um clima propício para a realização bem-sucedida das eleições”, disse a representante especial da ONU no país.

Além disso, prosseguiu, reconhecemos com profunda apreciação a forte parceria, colaboração e trabalho coordenado entre as autoridades nacionais e a comunidade internacional, incluindo os esforços da ECOMIB, em apoio ao processo eleitoral.

Afirmou que, observaram que nenhuma queixa formal foi registada, e que os poucos incidentes foram tratados imediatamente pela CNE, acrescentando que isso mostra o alto grau de transparência do processo eleitoral na Guiné-Bissau, que ele testemunhou pessoalmente, e que constitui um exemplo para toda a região.

“Como todas as missões de observadores internacionais afirmaram, a eleição foi pacífica, transparente e os resultados da primeira volta foram aceites por todos.

No entanto, o vencedor desta eleição deve ser o povo da Guiné-Bissau que, durante todo o processo, demonstrou sua determinação em virar a página da instabilidade e abrir um novo capítulo de trabalho conjunto em paz para o futuro do seu país”, vincou Rosine Sori Coulibali.

Afirmou que tomaram a nota dos resultados provisórios oficiais da primeira volta, anunciados quarta-feira pela CNE, frisando que  felicita os candidatos Domingos Simões Pereira e Sissoco Embaló, que disputarão a segunda volta no próximo dia 29 de Dezembro do ano em curso.ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário