sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Presidenciais 2019


 Presidente cessante José Mário Vaz aceita resultados apresentados pela CNE

Bissau 29 nov 19(ANG) – O Presidente da Republica cessante disse que aceita os resultados eleitorais das eleições presidenciais realizadas no passado domingo, 24 de Novembro 2019 a fim de contribuir para pacificação  das sociedade, mas disse que a CNE sabe perfeitamente quem deve estar na disputa da segunda volta.

José Mário Vaz reagia esta quinta feira aos resultados provisórios gerais apresentado quarta-feira pela Comissão Nacional de Eleições(CNE).

“A Comissão Nacional de Eleições (CNE) e a sua equipa estão na posse de todos os dados das eleições presidenciais e sabem perfeitamente quem realmente deveria estar nesta disputa da segunda volta”, vincou o chefe de Estado cessante perante centenas de apoiantes, na sua Directoria Nacional de Campanha em Bissau.

José Mário Vaz disse que apesar de algumas irregularidades, continua fiel aos ideais da paz, da democracia e da liberdade que sempre lhe nortearam a aceitar quaisquer resultados que sejam publicados pelo órgão de gestão eleitoral, neste caso a Comissão Nacional de Eleições.

Indicou o atraso na publicação dos cadernos  eleitorais, funcionamento de mesas de votos e o aparecimento de urnas com votos previamente preenchidos como algumas irregularidades detectadas no processo.

Por outro lado, José Mário Vaz  felicitou todos os candidatos que participaram nestas eleições  e desejou boa sorte  aos  dois que vão disputar a segunda volta marcada  para 29 de Dezembro.

Agradeceu igualmente ao Povo guineense pela forma cívica e pacífica  que participaram nestas eleições presidenciais.

Quanto ao seu futuro, José Mário Vaz  sublinhou que vai  regressar ao sector privado de onde saiu para política, mas prometeu  continuar a servir o país e o povo.

“Ao transferir a faixa presidencial ao meu sucessor, facto inédito na Guiné-Bissau, ao fim de 46 anos, farei com orgulho, pois será um marco na democracia da Guiné-Bissau. Eu sairei de cabeça erguida, com a missão cumprida e caminharei pelas ruas desta nossa terra com a consciência tranquila, em paz, porque não matei, não roubei,não menti, não torturei, não violei direitos e cumpri o meu dever  enquanto Presidente da Republica”, assegurou.

Prometeu estar na linha da frente em defesa daquilo que conseguiu durante os cinco anos do mandato, relativamente a perseguição, prisão arbitrária e ódio entre outros males que disse ter combatido.ANG/LPG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário