quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Diplomacia


China condena  adopção pelo Senado norte-americano de uma lei sobre Hong Kong

Bissau, 20 nov 19 (ANG) – A comissão dos Negócios Estrangeiros da Assembleia Popular Nacional (APN), o mais alto órgão legislativo da República Popular da China, exprimiu hoje a sua firme oposição e condenou fortemente a adopção pelo Senado dos EUA do projecto de lei sobre os direitos humanos e a democracia em Hong Kong, segundo a Xinhua.
O Senado dos EUA aprovou a lei terça-feira na hora local, apesar da forte oposição do governo chinês.
O movimento “interferiu descaradamente nos assuntos internos da China”, de acordo com um comunicado da Comissão da APN, citada pela agência de notícias chinesa.
“Nos últimos cinco meses, mais ou menos, uma série de crimes violentos em Hong Kong minou seriamente o estado de direito e a ordem social, minou a prosperidade e a estabilidade de Hong Kong e desafiou o princípio fundamental “um país, dois sistemas”, afirmou o comunicado.
Os “criminosos violentos” em Hong Kong continuaram intensificando suas acções de atingir pessoas, demolir instalações e incendiar alguns deles até ferindo cidadãos comuns, disse o comunicado, observando que eles tinham agido sem limites e não mostraram sinais de respeito à moral ou ao medo da lei.
“Isso está intimamente ligado à intervenção dos EUA nos assuntos de Hong Kong e nos assuntos internos da China”, afirmou a mesma fonte.
A Comissão enfatizou que a tarefa mais urgente em Hong Kong era pôr fim à violência e ao caos e restaurar a ordem, o que representa a vontade mais ampla dos compatriotas em Hong Kong e os direitos humanos os mais importantes em Hong Kong.
“Em vez de condenar os hediondos crimes violentos cometidos em Hong Kong, o Senado dos EUA, a pedido de um punhado de legisladores anti-China, continuou a apoiar criminosos violentos em nome dos direitos humanos e Democracia, revelando completamente a extrema hipocrisia do Congresso dos EUA, sua política de “dois pesos e duas medidas”, e suas más intenções de se opor à China e criar inquietação em Hong Kong”, lê-se ainda no comunicado.
“Salvaguardar os interesses da soberania nacional, segurança e desenvolvimento é essencial para implementar plena e fielmente a política ‘um país, dois sistemas’”, afirmou a mesma fonte.
Defende ainda que os assuntos de Hong Kong são assuntos internos da China e devem ser tratados de acordo com a Constituição da República Popular da China e a Lei Básica da Região Administrativa Especial de Hong Kong.
A Comissão reiterou que Hong Kong pertencia à China e que seus assuntos não toleravam interferências de forças externas. ANG/Inforpress/Xinhua

Sem comentários:

Enviar um comentário