quarta-feira, 20 de novembro de 2019

CMB


                      Presidente da edilidade visita mercado de Bandim

Bissau 20 Nov 19 (ANG) – O Presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), disse hoje que a sua visita ao maior centro comercial do país serviu para constactar a real situação em que esse estabelecimento comercial se encontra, salientando que a iniciativa vai atingir todos os mercados da Guiné-Bissau.

Rui Gonçalves disse que iniciaram no mercado de Bandim por ser o maior e com mais problemas, tendo em conta o número de comerciantes que alberga e que constatou-se que existem vários problemas, sobretudo ao nível das casas de banhos, cujos trabalhos de reabilitação já estão em curso.

“O que queremos agora é concluir este trabalho para resolver definitivamente este problema que é um dos maiores que a CMB enfrenta em relação a este mercado . Outro problema tem a ver com as mulheres que vendem os seus produtos no chão, o  que vai contra a saúde das nossas populações “,disse.

Gonçalves disse que a solução passa por fazer mesas metálicas para melhorar as condições higiénicas , frisando que a ideia vai ser estendida à todos os mercados, mas que o ponta pé de saída tem que ser  no Mercado de Bandim.

Questionado se a sensibilização por parte da sua instituição à população que deita lixos nas valetas entupindo os esgotos não são suficientes uma vez que a prática continua, Rui Gonçalves pediu a colaboração dos munícipes neste sentido.

“Temos grandes problemas de lixos em Bissau, porque os próprios moradores não colaboram. A título de exemplo, é o que acontece na avenida principal. A CMB tira lixos todos os dias, mas quando alguém passa de novo nesta avenida até parece que a Câmara  não esta a fazer o seu trabalho. Mal se acaba de tirar o lixo a população volta a por mais lixos”, disse.

O Presidente da CMB disse que vão continuar a sensibilizar a população sobre como lidar com o lixo acrescentando que já fizeram pedidos  informando às pessoas a colocarem os lixos num determinado período  mas que  muitas pessoas simplesmente ignoram as recomendações.

Rui Gonçalves defende que  a recolha de lixo ou limpeza das cidades não é dever exclusivo da CMB, e que os munícipes devem ter um papel importante nessa tarefa, sensibilizando  os familiares a cuidarem bem do lixo, a fim de  ajudar a Câmara a fazer o seu trabalho.

Falando do vazadouro de lixo cito em Antula, onde os moradores se queixam de mau cheiro que prejudica a saúde dos mesmos, Gonçalves disse que eles têm a razão de reclamar porque qualquer um na mesma situação ia reclamar, e promete a  construção de um aterro sanitário para pôr cobro à essa situação.

“Já temos espaço e  projecto, só falta mobilizar os fundos para a sua construção. Enquanto isso não acontecer vamos criar condições para melhorar o local e é isso que a CMB, através da Direcção do Saneamento está a fazer. Ou seja afastar o lixo para mais fundo e vedar o espaço para não permitir as pessoas trazerem lixos para a berma das estradas”, informou Goncalves.

Rui pediu aos moradores da zona em causa para trabalharem  com a CMB no sentido de impedir as pessoas que queimam o lixo para obter ferros continuarem as suas actividades no local.

Falando sobre a venda nos passeios nos períodos de festas de Natal e  Novo Ano, momentos mais conturbados, uma vez que provocam a aglomeração de  pessoas , Rui Goncalves assegurou que vão ser  criadas as condições para debelar os efeitos dessas práticas, com a determinação do período em que as pessoas, devido a quadra festiva, podem vender nos passeis respeitando as ordens da CMB.

Por seu turno, o Presidente da Associação dos Comerciantes dos Mercados da Guiné-Bissau, Aliu Seidi agradeceu o Presidente de CMB  pela visita ao mercado e pelos projectos  que tem em manga para a  melhoria das condições dos mercados do país.

Trata-se da primeira visita de Rui Gonçalves desde que assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Bissau. ANG/MSC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário