quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Política/Diáspora


Governo reduz custos de emissão de passaportes nas Embaixadas e Postos Consulares

Bissau, 20 nov 19 (ANG) – O Governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades reduziu o custo de emissão de passaportes em todas as Embaixadas e Postos Consulares da Guiné-Bissau, acabando com a cobrança de taxas excessivas.

O executivo justiça a medida com necessidade de salvaguardar os interesses dos cidadãos guineenses no exterior, a fim de melhorar as suas condições de vida.  

De acordo com o circular do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades o custo nas missões Diplomáticas e Postos Consulares na Europa é de 80 Euros (cinquenta e dois mil FCA) na  América e Ásia passa  ser de 90 Euros, correspondendo há 58.500 francos cfas, não podendo exceder esse valor.

Em África, o passaporte passa a custar 52 mil francos não podendo também ultrapassar esse montante e o expediente único das Embaixadas para o passaporte é de 15 Euros (10.000 xof).

Segundo o documento assinado pela ministra dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Suzi Carla Barbosa, as células de inscrição Consular passam a custar  15 euros (9.750 xof).

“É extinta a cobrança das taxas de urgência e qualquer outra que incida sobre o passaporte e célula de inscrição Consular ”, indica o circular.

O circular proibe igualmente a prorrogação dos passaportes da Guiné-Bissau.

De acordo com o circular todos os passaportes, após a sua impressão, passarão a ser enviados para as Missões Diplomáticas e Postos Consulares via DHL. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário