quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Eleições presidenciais


Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embalo disputam segunda volta à 29 de Dezembro

Bissau, 27 nov 19 (ANG)Os candidatos suportados pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC),Domingos Simões Pereira e do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15)  Umaro Sissoco Embalo disputam a segunda volta das eleições presidenciais à 29 de Dezembro, anunciou esta quarta-feira a Comissão Nacional de Eleições(CNE).

Segundo os  dados provisórios  gerais da primeira volta das eleições presidenciais de 24 de novembro apresentados hoje pela Comissão Nacional de Eleições(CNE), Domingos Simões Pereira obteve 222.870 votos, correspondentes  a 40, 13 por cento, seguido  do candidato apoiado pelo MADEM-G15  com 153.530 votos igual a 27,65 por cento.

Conforme a CNE, o candidato suportado pelo partido Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB)  e o Partido da Renovação Social (PRS) surge em terceiro lugar com 73.063 votos válidos, correspondentes a 13,16 por cento.

O Presidente Cessante José Mário Vaz figura na quarta posição com 68.933 votos correspondendo a 12,41 por cento dos votos válidos.

E o antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior figura na quinta posição com 14.766 votos, que correspondem a 2,66 por cento.

Baciro Dja, candidato apoiado pelo partido Frepasna, ficou na sexta posição com 7.126 votos que correspondem a 1,28 por cento de votos válidos.

Na sétima está Vicente Fernandes, líder do Partido da Convergência Democrática que arrecadou 4250 votos(0,77 por cento); oitavo, Mamadu Iaia Djalo do Partido Nova Democracia com 2813 votos(0,51 por cento); nono - Idriça Djalo que registou 2569 votos(0,46 por cento; 10º- Mutaro Ntai Djabi que obteve 2385 votos(0,43 por cento), 11º - Gabriel Fernando Indi que obteve 1982 votos que correspondem a 0,36 por cento de votos válidos e por último ou seja 12º - António Afonso Té que não passou de 1091 votos que representam 0,19 votos do total.

Na ocasião, o Presidente da Comissão Nacional de Eleições José Pedro Sambu disse que em matéria do contencioso eleitoral, nenhum candidato apresentou protestos ou reclamação contra o processo.

Pedro Sambu, enalteceu a forma pacífica com que decorreu as eleições presidenciais de Domingo passado, que segundo ele, confirma o elevado nível de civismo e sentido de responsabilidade de todos os guineenses e actores envolvidos no processo.

Disse que a verificação e confrontação de dados  de todos os resultados de votação das assembleias de votos, em cada círculo, na presença dos delegados das listas, sob  supervisão dos presidentes de mesas de votos e fiscais do Ministério Público  “constitui uma prova inabalável da transparência e de credibilidade” em que decorreu o pleito eleitoral de 24 de novembro.

No acto, o Presidente da CNE felicitou os órgãos de comunicação social nacional, internacional e organizações da Sociedade Civil pela “forma sábia e competente” com que acompanharam o processo.

Disse, por outro lado, que a solenidade deste acto deve-se ao brio profissional das forças de ordem pública e segurança nacional e das forças da ECOMIB em estreita colaboração com as Forças Armadas nacionais.

Elogiou também  a capacidade de organização e empenho das Comissões Regionais de Eleições pelo “brio profissional” desenvolvido pelos agentes das mesas de votos.

José Pedro Sambu agradeceu a comunidade Internacional pelo envio da missão de observadores internacionais eleitorais para verificar e fiscalizar o processo.

No Domingo passado, dia 24 de novembro cerca de 800 mil  eleitores inscritos foram chamados às urnas para escolher o novo Presidente da República da Guiné-Bissau, na qual 566.473 cidadãos votaram correspondentes a 74,37 por cento e  195.203 se absteram, correspondente a 25,63 por cento.ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário