quinta-feira, 28 de novembro de 2019


INTERNACIONAL
Johnson poderá conseguir o melhor resultado para os conservadores em mais de 30 anos, diz as sondagens
Bissau,28 Nov 19(ANG) - Segundo a empresa de sondagens YouGov, os ‘tories’ poderão conseguir 359 dos 650 assentos em disputa nas eleições no Reino Unido marcadas para 12 de dezembro. A projeção aponta para uma recuperação de 42 lugares face às eleições de 2017.
O Labour deverá perder 51 assentos, passando de 262 para 211. E o Partido do Brexit não deverá conseguir qualquer lugar.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, poderá conseguir o melhor resultado para o Partido Conservador desde a vitória de Margaret Thatcher em 1987, sugere uma projeção divulgada no final desta quarta-feira.

Segundo um modelo usado pela empresa de sondagens YouGov, os ‘tories’ poderão conseguir 359 dos 650 assentos parlamentares em disputa nas eleições de 12 de dezembro.

O modelo, que previu correctamente os resultados das eleições de 2017, aponta para uma recuperação de 42 assentos pelos conservadores face ao ato eleitoral de há dois anos.

O Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, deverá perder 51 assentos, passando de 262 para 211. O Partido Nacional Escocês conquistará 43, os Liberais Democratas 13, o Partido do País de Gales 4 e o Partido Verde 1. O Partido do Brexit não deverá conseguir qualquer assento.

De acordo com a projeção, os conservadores deverão ‘roubar’ 44 assentos dos trabalhistas, dois dos Liberais Democratas e ainda o antigo assento do presidente da Câmara dos Comuns. Já o Labour não deverá conseguir ocupar qualquer assento novo.

O modelo da YouGov reúne dados de mais de 100 mil entrevistas feitas durante sete dias, tendo em conta o desenho demográfico, as circunstâncias específicas dos círculos eleitorais e as estatísticas nacionais na elaboração de uma projeção.

No final de maio de 2017, pouco mais de uma semana antes das eleições, o YouGov usou este modelo e previu que a então primeira-ministra, Theresa May, iria perder a sua maioria. A projeção confirmou-se, o que complicou o cenário do Brexit e acabou por ditar o fracasso da liderança de May.

Após quase quatro anos de crise política, desde o referendo ao Brexit, Johnson promete tirar o Reino Unido da União Europeia (UE) até 31 de janeiro se vencer as eleições.

O Reino Unido vai a votos três anos antes da data prevista por causa do impasse em que o Brexit mergulhou o Parlamento britânico. Os deputados mostraram-se incapazes de chegar a um entendimento sobre o caminho certo para deixar a UE, sendo que alguns defendem que a decisão de sair deve ser revertida.

Os eleitores escolherão entre o programa socialista de Corbyn, que propõe um segundo referendo ao Brexit, e o programa do Partido Conservador, liderado por Johnson.

No manifesto que apresentou no último fim de semana, o primeiro-ministro fala nas eleições “mais cruciais da história moderna”. Segundo o documento de 50 páginas, a proposta de saída será novamente apresentada antes do Natal para que seja votada pelos deputados e consumada no final de janeiro.

O Brexit é apresentado como a chave para resolver toda a “amargura e caos”, que permitirá depois “dar gás ao potencial de todo o país”.

Após as eleições, a Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, deverá reunir-se a 17 de dezembro. Nessa mesma semana, será lido o discurso da rainha, que marca o início da legislatura do Governo.ANG/Expresso


Sem comentários:

Enviar um comentário