terça-feira, 19 de novembro de 2019

Campanha Eleitoral


Domingos Simões Pereira apela população de Calequisse para votar no projecto que visa progressão do país

Bissau, 19 Nov 19 (ANG) - O candidato às eleições presidenciais suportado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) apelou  segunda-feira à população do sector de Calequisse, região de Cacheu, à votar no projecto que possa promover o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Domingos Simões Pereira fez o referido apelo durante o seu comício de campanha eleitoral naquela zona norte do país  para as eleições presidenciais prevista para o dia de 24 do corrente mês.

“Não podíamos deixar de estar cá hoje, porque para nós é fundamental esclarecer as dúvidas que possam existir nas cabeças de muitas pessoas. O sector de Calequisse tal como outras partes da Guiné-Bissau também pertence a nação guineense e por isso, cá estamos para mostrar os nossos projectos e para contar com vocês na progressão desse querido país”, disse o candidato Domingos Simões Pereira.

Acrescentou que os guineenses jamais devem permitir que as situações étnicas ou os laços parentescos influenciem as suas decisões no que concerne ao voto, e frisou que um simples voto tem o peso de decidir o destino de um país e de um povo.

O candidato disse  que espera que no dia 24  as pessoas irão votar para ter um ensino educacional de qualidade, hospitais com condições adequados, acesso à água potável, electricidade, para ter estradas em boas condições entre outros bens.

“Fiquei emocionado e satisfeito com o procedimento da população do sector de Calequisse, porque me receberem sem olhar para outros detalhes. Isso significa que realmente entendem o sentido do bem-estar comum e que têm a noção de que o tribalismo não é fundamental para o progresso de um país”, disse.

Simões Pereira afirmou que a Guiné-Bissau é feita de um único povo que é guineense e que os grupos sociais não podem e nem devem desviar o sentido da palavra Povo, tendo sublinhado que os guineenses são iguais perante a lei e que, por essa razão, cada um deve gozar da sua liberdade e dos seus direitos sem qualquer tipo de interferência ou imposição.

Apelou as pessoas à não votarem pelo candidato, mas sim para acabar com a injustiça no seio dos guineenses, tendo justificado que não é justo um certo grupinho estar a gozar dos privilégios enquanto outros sofrem de fome e falta de meios para viverem as suas vidas de forma tranquila.

As mulheres de Calequisse, num gesto de solidariedade, ofereceram  o pano tradicional  “pano di pinti” à esposa do Simões Pereira “para que venha a ser a mãe dos guineenses”, caso o seu marido venha a ser vencedor das eleições presidenciais.

ANG/AALS/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário