quinta-feira, 14 de novembro de 2019

CAN 2021


                           Guiné-Bissau vence  Essuantini por  3 - 0

Bissau, 14 Nov 19 (ANG) – A Selecção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau, recebeu e derrotou em casa por 3-0, a sua congénere de Essuantini anteriormente conhecido por  “Suazilândia”, na primeira partida do grupo I da fase de apuramento para o próximo Campeonato Africano das Nações (CAN) 2021, a ter lugar nos Camarões.

Selecção da Guiné-Bissau
O seleccionar nacional dos “djurtus” apresentou o onze inicial com Jonas Azevedo Mendes guarda-redes, o quarteto defensiva constituído por Marcelo Amado Djaló, Juary Marinho Soares, Nanu e Mamadu Candé.

Para a posição dos médios, o técnico guineense Baciro Candé alinhou com Pelé, Burá, Moreto Moro Cassama e Jorge Fernando Barbosa Intima(Jorginho), e no ataque o Piquete Djassi e Joseph Mendes.

Ao passo que os visitantes alinharam com Mathabela Knowledge na Baliza, Dlamini Melusi Frank, Gamedze Sandile, Mamba Siboniso Ntokozo, Fanelo Mamba, Shabangu Sylvester Wandile, Mlamuli Msibi, Mzuandile Derrick Mabelesa, Phumlane Lwazi Dlamini, Sifiso Samu Matse e na ponta de lança jogou o Phinda Mhlonishwa.

No 1º tempo do jogo, a Selecção Nacional da Guiné-Bissau comandou na partida, avisando o adversário que está mesmo a jogar em sua casa, e que os seus adeptos precisavam de vê-los a vencer, para ficarem animados.

Com um bom futebol apresentado pela equipa de casa, o primeiro golo da partida surgiu somente nos minutos 31 da primeira parte do encontro, marcado por intermédio do centro campista Jorginho, que depois de ter efectuado o primeiro dos “Djurtus” foi imediatamente substituído por João Mário Nunes, por motivo de lesão na perna.

Depois do primeiro golo apontado pela Selecção Nacional, os pupilos de Baciro Candé não demoraram muito para marcar o seu segundo golo  nos minutos 36 da 1ª parte, por intermédio de Piquete Djassi, o jogador mais aplaudido pelos adeptos.

Entretanto, o segundo tempo do jogo não mudou muito porque a Selecção de “Essuantini” poucas vezes chegava à baliza de Guiné-Bissau, e a equipa de casa continuava a se impor no jogo, até que nos minutos 74 da segunda parte apontou o seu terceiro golo da partida, por intermédio de João Mário, jogador que entrou na segunda parte do jogo.

No final da partida, o técnico guineense Baciro Candé, parabenizou a equipa, acrescentando que o momento agora é para pensar no próximo jogo contra o Congo-Brazaville, no próximo domingo, dia 17 do corrente mês.

“Agora não é como dantes, porque a Guiné-Bissau, é uma equipa que está á crescer num bom ritmo, e todos os seus adversários já perceberam isso”, disse Candé, acrescentando que,  quem tiver que jogar com ele, saberá de princípio que vai defrontar uma equipa, que merece  respeito.

O Capitão da turma nacional, Mamadú Candé disse à imprensa que é um prazer ter marcado pala sua selecção, realçando que desde pequeno que sonhava poder ,um dia,se  juntar ao grupo de trabalho da sua selecção nacional de futebol.

Questionado sobre os outros encontros que a Guiné-Bissau terá pela frente, o Capitão dos “Djurtus” disse que, agora, não têm medo  de enfrentar qualquer equipa porque tem jogadores preparados para qualquer disputa.  

De acordo com o calendário, os Djurtus vão ainda deslocar a República vizinha do Senegal, visto como o favorito do grupo, em partida  agendada para Agosto de 2020. 

O grupo “I” de apuramento para o próximo CAN-2021 está composto pela Guiné-Bissau, Congo Brazaville, Essuantini e Senegal.ANG/LLA/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário