terça-feira, 12 de novembro de 2019

Bolívia


                          Ex-presidente aceita asilo político no México

Bissau, 12 nov 19 (ANG) -  O Presidente da Bolívia aceitou a oferta de  asilo político feita , segunda-feira, pela ministra do Interior do México, Olga Sanchez Cordero, que consaiderou que “a vida  e integridade física” de Evo Morales “estão ameaçadas”.

“Doi-me abandonar o país por razões políticas, mas sempre estarei presente”, escreveu o Presidente boliviano no Twitter, prometendo voltar “brevemente com mais frça e energia”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano já confirmou que Morales embarcou num avião enviado pelo seu governo.

Na madrugada desta terça-feira, o ex-presidente publicou na mesma rede social uma fotografia sua onde escreveu “Assim foi a minha primeira noite depois de deixar a presidência, forçado pelo golpe de estado de Mesa e Camacho com a ajuda da polícia”, referindo-se a Carlos Mesa, líder da oposição, e Luís Fernando Camacho, activista da oposição.

Evo Morales estava na presidência desde  2006. Foi o primeiro presidente boliviano com origens indígenas, tendo lutado pelo combate à pobreza na Bolívia e melhorando a economia do país.

Evo Morales renunciou ao cargo no domingo, após quase 14 anos  no poder, numa declaração transmitida pela televisão do país.

Morales demitiu-se depois de os chefes das Forças Armadas e de polícia da Bolívia terem exigido que abandonasse o cargo para que a estabilidade e a paz possam regressar ao país. ANG/ZAP.aeiou.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário