quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Eleições presidenciais


Embaixador de Portugal acredita que o pleito eleitoral vai acabar com crise politica no país


Bissau, 27 nov 19 (ANG) – o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau  António Alves de Carvalho espera  que  estas eleições  ajudem a Guiné-Bissau a  sair definitivamente do  ciclo de crise prevalecente ao longo dos anos, em que os governos  acabam por não terminar o  mandato.

O desejo do diplomata português foi manifestado hoje , em declarações à imprensa, após a publicação dos resultados provisórios gerais das eleições presidenciais de 24 de novembro, pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné Bissau.

Referiu que o presidente cessante José Mário Vaz orgulha-se de ser o primeiro presidente a concluir seu mandato, ainda assim com vários percalços, nomear e exonerar seis primeiros ministros, daí esta expectativa coma  eleição do novo presidente e com o governo formado e reconhecido nacional e internacionalmente permitindo a implementação do programa.

Contudo, disse que dos doze,  cinco candidatos são mais proeminentes  e que estes estão desavindos com o candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde PAIGC ou seja Domingos Simões Pereira “estará isolado” nesta segunda volta.

Alves de Carvalho sustentou a sua afirmação com o apelo feito à outros candidatos por José Mário no sentido de se unirem, caso haja segunda volta,  contra Domingos Simões Pereira.

“Este assunto parece que, neste momento, está acima da mesa, ver-se-á no final deste dia”,  disse António Alves de carvalho.

Os resultados eleitorais gerais hoje publicados pela CNE ditaram uma segunda volta de eleições entre Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embalo, no próximo dia 29 de dezembro. ANG/LPG//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário