quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Saúde Pública


Cerca de 225 milhões de mulheres que desejam evitar gravidez sem planeamento familiar vivem em países pobres

Bissau,13 Nov 19(ANG) – Cerca de 225 milhões de mulheres que desejam evitar a gravidez, sem usar métodos de planeamento familiar seguros e eficazes, devido a falta de acesso à informação ou serviços, vivem em 69 países pobres do planeta.

Segundo um comunicado à imprensa da Associação Guineense para o Bem Estar Familiar(AGUIBEF), enviado hoje à ANG, na Guiné-Bissau, país com cerca de um milhão e meio de habitantes, os maiores desafios da população são a pobreza, a falta de educação,de acesso à saúde de qualidade, infraestruturas e instabilidade política que tem adiado o seu desenvolvimento.

A nota da AGUIBEF informa que, segundo os dados do Inquérito de Indicadores Multiplos(MICS 5, 2014), a prevalência de contraceptivo é de 14, 4 por cento para os métodos modernos, e 16 por cento para todos os métodos incluindo os tradicionais.

Estes dados revelam que cerca de 22 por cento das mulheres guineenses gostariam de fazer planeamento familiar, mas que não têm acesso à esse serviço, devido a falta de informação, de serviços de saúde, fraca qualidade de prestação de serviços de saúde e falta de materiais, equipamentos e contraceptivos adequados.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário