terça-feira, 12 de novembro de 2019

Processo eleitoral/viaturas alugadas


    DG do GTAPE diz ter liquidado cerca de 50 por cento das dívidas contraídas

Bissau, 12 nov 19 (ANG) – A Diretora-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), afirmou que dos 621 milhões de francos FCA de dívidas contraídas com os proprietários das viaturas alugadas para o recenseamento eleitoral nas legislativas de 10 de março já foram liquidadas cerca de 50 por cento, ou seja, 300 milhões e 100 mil fcfa.

Beatriz  Furtado 
Em entrevista exclusiva esta terça-feira à ANG, Beatriz Furtado disse que 300 milhões e 100 mil fcfa foi o montante disponibilizado pelo governo através do tesouro público para pagar parte desta dívida, garantindo que o montante já está a ser canalizado para as contas bancárias dos beneficiários.

Perguntada sobre as dívidas de 10 dias contraídas com os brigadistas, durante o recenseamento, aquela responsável disse que vão agendar o seu  pagamento, acrescentando que o governo, assim como os parceiros nomeadamente Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), estão a fazer esforço enorme para cobrirem todas as dívidas mas que de  momento a preferência recai sobre a realização das presidenciais.

Beatriz Furtado garantiu que a sua instituição está a trabalhar no sentido de liquidar a dívida restante, garantindo igualmente que está a ser paga a dívida do prolongamento de 10 dias aos bigadistas,  e promete pagar todas as dívidas contraídas.  

Disse que solicitou aos proprietários das viaturas e  pessoas que celebraram contrato com o GTAPE à entregarem suas contas bancárias, através da qual se fez  uma lista que foi entregue ao Ministério das Finanças.

Brigadistas em protesto
Entretanto, os supervisores e brigadistas realizaram na manhã de hoje uma manifestação junto às instalações do GTAPE, exigindo o pagamento dos 52 milhões de francos CFA de dívidas de nove dias prolongados no recenseamento para às legislativas de 10 de março.

Em nome dos manifestantes, Oji Venâncio Madeira acusou o GTAPE de não estar a cumprir com o seu compromisso.

“Sempre recebemos uma garantia de pagamento por parte do GTAPE mas quando chega o tempo não pagam. Ficamos a seguir os trâmites dos documentos daqueles nove dias das dívidas no Ministério das Finanças. Tivemos informações de que o Tesouro Público já desbloqueou o dinheiro para depositar na conta do GTAPE”, revelou.

Madeira disse que o pagamento das referidas dívidas devia acontecer desde a semana passada, segundo a promessa da Diretora do GTAPE mas que até então não receberam, razão pela qual estão lá a pedir uma explicação, para saber quando vão ser pagas as dívidas. ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário