quinta-feira, 14 de maio de 2015

Aves Migratórias


Mortes em cabos eléctricos vão diminuir
  
Bissau, 14 Mai 15 (ANG) – As Mortes de aves, outros animais e mesmo de pessoas em cabos eléctricos vão diminuir na Guiné-Bissau, num futuro breve garantiu recentemente o Director da Central Eléctrica de Bissau, Maurício Gomes Leite Faria.   

Maurício Faria sustentou que existe uma chamada “rede inteligente” que detecta a electrocução em qualquer lugar e o sistema passa automaticamente e isola a corrente eléctrica na circunstância onde ocorre o perigo de morte.

A notícia vem inserida na edição do jornal estatal “Nô Pintcha”, colocada nas bancas terça-feira, dia 12 de Maio.

De acordo com o jornal, Faria deu essas declarações na cerimónia de comemoração das jornadas de sensibilização sobre a necessidade de conservação e protecção das aves migratórias, decorrida entre os dias 09 e 10 do corrente, em Bissau, sob o lema “Para uma energia que respeita as aves”.

Segundo o Director do Gabinete de Planificação Costeira, Joãozinho Sá, as infra-estruturas relacionadas a produção de energia eléctrica são as principais causas de morte e deslocamento das aves.

Sá disse que a Guiné-Bissau assinou vários acordos de parcerias com países nórdicos com o objectivo de melhorar os locais de habitação das aves.

“Juntamente com parceiros financiadores foram promovidos nos últimos anos varias campanhas de repovoamento de tarrafes nas margens do rio Cacheu, no Norte do país”, referiu.

A jornada sobre aves migratórias é celebrada desde 2006 na segunda semana de Maio pelas organizações que se dedicam a problemática da avifauna com vista a aumentar a consciencialização sobre a necessidade da conservação dessas espécies.

Na Guiné-Bissau essas jornadas começaram a ser assinalas em 2012. 

ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário