terça-feira, 26 de maio de 2015


Cooperação

Pedro Milaco realça expectativas à volta da visita de Mohammed VI

Bissau, 26 Mai 15 (ANG) – O historiador e analista político guineense Pedro Morato Milaco considerou  hoje  que a Guiné-Bissau deve estar disposta a compartilhar os seus recursos nomeadamente do sector das pescas e dos minerais com o Estado de Marrocos.

Analista político Pedro Milaco
Morato Milaco falava à ANG a propósito da visita que o Rei Mohammed VI de Marrocos a iniciar quarta-feira à Bissau e admite poder vir a ser muito benéfica para a Guiné-Bissau.

 “Se o Rei de Marrocos decidir disponibilizar importantes somas em dinheiro para a Guiné-Bissau, como já fez em alguns países por onde tem passado, nomeadamente no Senegal, seria de uma grande vantagem econômica para o país”, sustentou o analista político.

Para Milaco, esta primeira visita de um rei de Marrocos à Guiné-Bissau é a confirmação de uma mudança na diplomacia marroquina.

Milaco referiu que a visita de um país histórico como é o caso de Marrocos é bem vinda por se ocorrer num momento em que todas as áreas de desenvolvimento nacional são prioritárias.

No entanto destacou a necessidade de se dar outro enquadramento nas prioridades nacionais à Educação.

 “Marrocos acolhe anualmente, mais de uma centena de jovens guineenses, que vão estudar por conta própria ou no quadro de bolsas privadas, por isso deve se assinar um protocolo de acordo entre os dois Estados, para a concessão de bolsas de estudos nas áreas técnicas tais como a agronomia”, disse.  

A visita do rei Mohammed VI ao país, segundo Milaco é a prova de que o Estado guineense criou um bom ambiente político e social para que o actual governo possa concluir um mandato de quatro anos de sua legislatura.

Mohammed VI inicia quarta-feira uma visita de quatro dias a Guiné-Bissau. O Palácio da Republica e a cidade de Bissau beneficiaram de obras de requalificação para receber o hospede. Uma grande mobilização popular deverá ocupar quarta-feira as artérias por onde passa a caravana do Rei de Marrocos para o saudar. Um contingente de segurança marroquina está instalada em tendas em Bissau desde há uma semana.

ANG/ FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário