quarta-feira, 13 de maio de 2015

Internet




Falta de ligacao ao cabo submarino na origem da lentidäo das redes

Bissau,  13 Mai 15 (ANG) – O Responsável para os Assuntos Externos da Autoridade Reguladora Nacional (ARN) disse, hoje, que os serviços de telecomunicação da Guiné-Bissau estão lentos porque o país ainda não tem infraestruturas de banda larga (fibras ópticas) que permitem entrada e saída mais eficientes das comunicações com o mundo.

Em entrevista exclusiva à ANG, António Tomé Vaz, afirmou que a Guiné-Bissau é o único país da Costa Ocidental da África que ainda não se encontra ligado ao cabo submarino.

Aquele responsável explicou que a ARN já disponibilizou  fundos  para a realizaçäo  de estudos de viabilidade e que foram  entregues ao governo que neste momento está a deligenciar no sentido de  conseguir verbas para a instalação de cabos submarinos ao nível de todo o país.

“As fibras ópticas usadas pelas empresas, neste caso, Orange e MTN, são troços pequenos comparados ao sistema de via cabos submarinos que no caso da Guiné-Bissau deve ser instalada na praia de Suru e a implementação do referido projecto acarreta muitos custos”, salientou.

No entanto, revelou que a sua instituição está, a finalizar em Bissau,em colaboraçâo  com os técnicos de diferentes empresas de telecomunicaçöes no país nomeadamente GUINETEL, MTN e Orange, um trabalho de produção de um relatório sobre os deveres das operadoras telefônicas que será publicado ainda este ano.

António Tomé Vaz disse que a acção de fiscalização técnica conjunta já foi efectuada em todas as regiões e eixos de vias rodoviárias do país.

“O referido relatório irá reunir um conjunto de dados técnicos e estatísticos sobre as áreas de cobertura das operadoras e será apresentado às operadoras de telefone para que possam melhorar os seus serviços”, explicou.

Tomé Vaz recomenda  aos consumidores a reclamarem sempre junto das companhias e se estas não melhorarem os seus serviços que façam a mesma reclamação junto à ARN para que esta possa convocar a operadora em causa.

Entretanto, sublinhou que a Autoridade reguladora investiu, nos últimos anos,  na aquisição de equipamentos de ponta no sentido de fazer a fiscalização dos serviços prestados aos consumidores . 

Numa recente declaraçäo à Radiodifusäo Nacional, o ministro da Economia e Finanças,Geraldo Martins disse ter solicitado ao Banco Mundial o financiamento dessa operaçao de ligaçäo da Guiné-Bissau ao cabo submarino para tornar mais efeciente e rapida a internet na Guiné-Bissau. 

O ministro fazia o balanço de uma visita de trabalho efectuado a Washington. 

ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário