quinta-feira, 28 de maio de 2015

Cooperação




Rei de Marrocos inicia hoje visita oficial à Guiné-Bissau

Bissau, 28 Mai 15 (ANG) -O Rei Mohamed VI de Marrocos inicia hoje uma visita oficial de três dias à Guiné-Bissau, à convite do Presidente guineense, José Mário Vaz.

Mohamed VI, que vem à Bissau acompanhado por uma delegação de 500 pessoas, irá assinar cerca de 20 acordos de cooperação nomeadamente nas áreas da educação, saúde, comércio, turismo, pesca, finanças, energia, segurança e sector privado.

No quadro dessa visita do rei dezenas de marroquinos, do corpo de segurança, jornalistas e uma equipa medica, encontram-se há dias em Bissau, instalados em tendas gigantes nas traseiras da mesquita central da capital guineense.

A equipa médica marroquina começou segunda-feira a dar consultas gratuitas a cidadãos guineenses.

A visita de Mohamed VI estava inicialmente prevista para ter início quarta-feira, mas foi adiada 24 horas por razões de agenda do monarca marroquino.

Segundo o programa de visita o monarca manterá um encontro de trabalho com o Presidente, José Mário Vaz, e vai conceder audiências ao Presidente do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá e o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.

 Ainda durante a sua estada no país, Mohamed VI será condecorado pelo Presidente guineense com a mais alta distinção do Estado da Guiné-Bissau, a medalha “Amílcar Cabral”.

Na sequência desta visita o executivo decretou uma tolerância de ponto aos funcionários públicos para participarem na sua recepção. 

Mohammed Vi deve chegar do Senegal onde quarta-feira procedeu a entrega de 10 chaves aos beneficiários de um projecto de construção de alojamento para funcionários Públicos senegaleses, projecto esse que prevê a construção de 2.850 alojamentos dos quais mais de 200 já estão prontos.

Segundo a agência senegalesa de Informação - APS,  depois de visitar Bissau o Rei marroquino segue para a Costa do Marfim e depois para o Gabão, onde deverá  fechar o seu périplo aos países africanos.

ANG/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário