terça-feira, 12 de maio de 2015

CCIAS




Braima Camará reeleito com 92 por cento de votos

Bissau, 12 Mai 15 (ANG) –  Braima Camará foi reeleito domingo nas funções de Presidente da Câmara de Comércio Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS) com 92 por cento  contra o seu adversário Braima Canté que obteve 1 por cento dos votos.

Este resultado foi anunciado segunda-feira pela Comissão Eleitoral criada para essas eleições.

Em declarações à imprensa  Braima Camará disse que vai contar com todos no seu novo mandato porque o sector privado será importante para a Guiné- Bissau se todos conseguiram por de lado as divergências e problemas pessoais e tentar angariar grandes consensos e humildade para mudar o rumo dos acontecimentos e das instabilidades no seio da classe.

Disse que lamenta o incidente ocorrido durante o escrutínio, e declarou que enquanto presidente da direcção cessante tem a responsabilidade moral, política e associativa de lutar para uma verdadeira unificação da classe.

 Momentos antes da votação a polícia investiu sobre um grupo de manifestantes que contestava a realização da assembleia-geral realizada antes das eleições.

A violência ocorrida envolvendo elementos da polícia e do referido grupo resultou em ferimentos em ambas as partes havendo um caso considerado grave em que a vítima é o empresário Mama Saliu lamba, evacuado de emergência para Dacar para tratamento médico. 

Por sua vez, o presidente da comissão eleitoral, Carlos Pinto Pereira disse que estão a espera das atas de apuramentos das regiões para publicarem os resultados definitivos, mas que segundo resultados provisórios, Braima Camará obteve 92 por cento dos votos contra 1 por cento do seu adversário, Braima Canté (Soyoyo).

 Pinto Pereira (Caías) informou que num universo de 1821 inscritos, 1399 exercerem os seus direitos de voto e que entre eles 1276 votaram em Braima Camará e 109 em Braima Canté o que representa um percentagem de 78 por cento de votantes.

Questionado sobre o incidente ocorrido respondeu que tudo começou quando os delegados foram confrontados com um documento vindo do Ministério da Administração Interna da autoria do Comissário-geral que ordena a suspensão do escrutínio, por enquanto decorre o processo de impugnação introduzido no tribunal por um grupo de contestatários.

“Mas depois veio uma outra autorização para procedermos com o escrutínio, que apesar de grande atraso conseguimos concluir e aumentamos duas horas  para o término da votação, “ esclareceu o presidente da comissão eleitoral.

Referindo-se a ausência de delegados do candidato derrotado nas  assembleias de voto Pinto Pereira disse  que  cumpriu todos os procedimentos legais desde a campanha até a nomeação de delegados para as respectivas assembleias de voto.

O presidente da comissão eleitoral confirmou que Braima Canté acompanhou as operações feitas pela comissão inclusive deu voto de confiança a mesma. 

ANG/JD/JAM/SG

    

    
  



Sem comentários:

Enviar um comentário