Carregadores
querem aplicação das "Regras de Roterdão"
Bissau,27
Mai 15 (ANG) - O Director-geral do Conselho Nacional dos Carregadores da
Guiné-Bissau(CNC-GB) promete empenhar-se na resolução das constantes divergências
que ocorrem entre os carregadores e armadores dos navios no transporte das
mercadorias.
DG do CNC-GB Fernando Dias da Costa |
Em entrevista à ANG, Fernando Dias da Costa destacou que esse é um dos grandes objectivos que nortearam a criação desta organização.
Fernando
da Costa, explicou que em varias ocasiões,
quando um armador transporta uma determinada mercadoria, por exemplo de Lisboa
para Bissau e esta estrague no meio do percurso ninguém se responsabiliza por
essas perdas.
A
propósito aquele responsável referiu que vigora na Guiné-Bissau uma Convenção de Bruxelas
igual às Regras de Roterdao e que perante
essas contendas entre armadores e carregadores dá razão aos armadores dos navios .
Segundo
Dias da Costa para que os benefícios da aplicação das Regras de Roterdão sejam
conhecidos a organização vai levar a cabo uma grande campanha de sua
divulgação.
"Nós entendemos que, na qualidade de
defensores dos Carregadores, devemos divulgar as Regras de Roterdão tendo em
conta que têm mais benefícios para os Carregadores", disse.
As
Regras de Roterdão é uma Convenção Internacional assinada em 2008 pelos Estados
membros e ratificado em 2009 pela grande parte de países africanos e a
Guiné-Bissau só aderiu-a em 2014.
"Mas
até a data presente as autoridades guineenses ainda não ratificaram a Convenção.
Por isso, nós entendemos que é urgente fazermos a divulgação das Regras de Roterdão
para que os nossos empresários possam conhecer as suas vantagens bem como
alertar ao Governo sobre a necessidade da sua ratificação de forma a permitir a
sua aplicabilidade na Guiné-Bissau", explicou.
Fernando
Dias da Costa afirmou que o Conselho Nacional dos Carregadores da Guiné-Bissau
foi criado em 2011 e que passa a assumir um papel de controlo e promoção do comércio
marítimo internacional.
"Nesta
base, o CNC-GB tem uma dupla responsabilidade: a de recolha de dados estatísticos nacional de todas as entradas e
saídas das mercadorias ao nível do país e de outro, desempenhar um papel de facilitador junto dos
Carregadores", disse.
A
organização, em conjunto com o Governo participa na na fixação de custos de transportes de mercadorias.
ANG/AC/SG
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