quarta-feira, 27 de maio de 2015

Transporte marítimo





Carregadores querem aplicação das "Regras de Roterdão"

Bissau,27 Mai 15 (ANG) - O Director-geral do Conselho Nacional dos Carregadores da Guiné-Bissau(CNC-GB) promete empenhar-se na resolução das constantes divergências que ocorrem entre os carregadores e armadores dos navios no transporte das mercadorias.
DG do CNC-GB Fernando Dias da Costa

Em entrevista à ANG, Fernando Dias da Costa destacou que esse é um dos grandes objectivos que nortearam a  criação desta organização.

Fernando da Costa,  explicou que em varias ocasiões, quando um armador transporta uma determinada mercadoria, por exemplo de Lisboa para Bissau e esta estrague no meio do percurso ninguém se responsabiliza por essas perdas.

A propósito aquele responsável referiu que vigora  na Guiné-Bissau uma Convenção de Bruxelas igual às Regras de Roterdao e que perante  essas contendas entre armadores e carregadores  dá razão aos armadores dos navios .

Segundo Dias da Costa para que os benefícios da aplicação das Regras de Roterdão sejam conhecidos a organização vai levar a cabo uma grande campanha de sua divulgação.
 "Nós entendemos que, na qualidade de defensores dos Carregadores, devemos divulgar as Regras de Roterdão tendo em conta que têm mais benefícios para os Carregadores", disse.

As Regras de Roterdão é uma Convenção Internacional assinada em 2008 pelos Estados membros e ratificado em 2009 pela grande parte de países africanos e a Guiné-Bissau só aderiu-a em 2014.

"Mas até a data presente as autoridades guineenses ainda não ratificaram a Convenção. Por isso, nós entendemos que é urgente fazermos a divulgação das Regras de Roterdão para que os nossos empresários possam conhecer as suas vantagens bem como alertar ao Governo sobre a necessidade da sua ratificação de forma a permitir a sua aplicabilidade na Guiné-Bissau", explicou.

Fernando Dias da Costa afirmou que o Conselho Nacional dos Carregadores da Guiné-Bissau foi criado em 2011 e que passa a assumir um papel de controlo e promoção do comércio marítimo internacional.

"Nesta base, o CNC-GB tem uma dupla responsabilidade:  a de recolha de dados  estatísticos nacional de todas as entradas e saídas das mercadorias ao nível do país e de outro,  desempenhar um papel de facilitador junto dos Carregadores", disse.
A organização, em conjunto com o Governo participa na na fixação de custos  de transportes de mercadorias.
ANG/AC/SG

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