quinta-feira, 7 de maio de 2015


Caju

ANAG protesta preço de venda da castanha praticado por intermediários

Bissau, 07 de Mai 15 (ANG) - O Presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau considerou hoje de injusto o preço da castanha que está sendo praticado pelos intermediários.
Jaime Boles Gomes, Presidente da ANAG

Em declarações exclusivas à Agência de Notícias da Guiné-ANG, Jaime Boles Gomes referiu que o governo fixou o preço de referência para produtores em 300 francos cfa e autorizou os intermediários a venderem por 350 francos cfa.

 Acontece que, segundo o Presidente da ANAG,  os comerciantes intermediários estão a vender a  castanha por 650 francos nas balanças.

 “Os donos da castanha são os produtores e não intermediários” disse Boles Gomes que  pede a intervenção do Ministério de Comércio para por cobro à esta situação, “porque os agricultores estão a tornar cada vez mais pobres e os intermediários mais ricos”.  

Aquele responsável defendeu que  deve haver dividendos equitativos para as partes, e apela aos seus associados para que não aceitassem “essa injustiça”, mantendo-se firmes nas suas posições.

O governo fixou o preço base de compra da castanha ao produtor em 300 francos cfa podendo oscilar por forca da lei da procura e oferta.

ANG/JD/SG

  

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário