quarta-feira, 13 de maio de 2015

Parceria




Governo pede participação da CODERSIA na divulgação de suas acções

Bissau, 13 Mai 15 (ANG)- O Primeiro-ministro convidou  a CODERSIA (Conselho Para Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África) para trabalhar com o INEP,(Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas) num projecto de “Governo Aberto”, que consistirá em expor todo o espolio documental do governo numa sala aberta, para que mais  cidadãos possam ter acesso às informações relativas a acção governativa. 

Hoje temos uma Visão do Plano Estratégico, mas em 40 anos quantos outros foram feitos?”, questionou Simões Pereira.

Segundo um comunicado enviado à ANG pelo gabinete de comunicações e Informaçäo do Primeiro-ministro, o Chefe do governo falava numa reunião em Dacar com elementos da ONG CODERSIA, aos quais  fez o ponto de situação do país, falando do Plano Estratégico e Operacional apresentado, em Março, em Bruxelas e da necessidade de reforçar as capacidades do INEP.

“Os institutos de investigação podem jogar um papel fundamental como facilitador do diálogo interno e externo. O governo quer continuar a trabalhar com a CORDERSIA”, disse Simões Pereira.

No encontro falou igualmente o ministro, Geraldo Martins que destacou a importância que o governo atribui a CODERSIA.

CORDERSIA é uma ONG Pan-africana, sedeada em Dacar, no Senegal,   fundada em 1973, pelo professor doutor Samir Amin à que a Guiné-Bissau faz parte. Intervém em áreas de investigação política, económica, cultura, governança, formação e consultorias.

 Conta com a colaboração de vários outros países nomeadamente a Nigéria, Senegal, Gana, África do Sul, Moçambique, Camarões,Gana,Gâmbia,Uganda para alem de varias instituições.

 Segundo o chefe de programas de Investigação, o guineense, Carlos Cardoso, através do INEP já desenvolveu vários projectos de parceria  com a Guiné-Bissau. 

ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário