quinta-feira, 14 de maio de 2015

Religião




Presidente da República defende nomeação de um cardeal para Bissau

Bissau, 14 Abr 15 (ANG) - O Presidente da República (PR) prometeu esta quarta-feira efectuar uma visita ao Vaticano para pedir ao sumo pontífice que nomeie um Cardeal para a Guiné-Bissau e abençoe ao povo guineense.

José Mário Vaz fez esta promessa durante o almoço que ofereceu ao Prefeito da Congregação Católica de Roma, o Cardeal, João Braz Aviz que se encontra de visita a Guiné-Bissau para se inteirar da situação religiosa do país e  retomar a cooperação entre a  Igreja Católica e instituições do Estado.

“Como nasci para enfrentar desafios difíceis, quero passar por mais um na minha vida que é de ir ao Vaticano à procura de tranquilidade e da paz para o povo guineense. A minha ideia é de chegar ao Vaticano e dizer ao Papa, se outros países têm cardeais porque não a Guiné-Bissau?”, disse José Mário Vaz. 

Acrescentou que todos juntos e unidos podem fazer com que a Guiné-Bissau saia da actual situação, sublinhando que a terra de Amílcar Cabral pode ser transformada para melhor, necessitando para isso,  de apoio de todos.

 Mário Vaz manifestou a sua total disponibilidade de receber conselhos dos missionários, sustentando que, para o avanço de um país é necessário sugestões positivas.

“Estou muito satisfeito em receber o Cardial na Guiné-Bissau e em particular na Presidência da República”, manifestou o chefe de Estado que recordou que já se passaram 26 anos desde a última vez que um Cardeal esteve no pais.

Por sua vez, o Cardial João Braz Aviz, manifestou a sua satisfação de constatar que a união entre as congregações esta a crescer, e sublinhou que a Guiné-Bissau é um exemplo da importância dos congregados, “porque apesar das grandes dificuldades que enfrenta a vontade nunca faltou ao seu povo para fazer algo de bom”.

O Cardial disse que volta para Roma muito mais evangelizada, agradeceu ao gesto de José Mário Vaz e desejou boa sorte à comunidade guineense.

No almoço tomaram parte o Bispo de Bissau, José Camnate na Bissing,o seu auxiliar, José Lampra Cá, Bispo de Bafatá, José Pedro Zilli e os missionários de diferentes regiões do país.

Antes do almoço o Cardial e os Bispos mantiveram um encontro de quase uma hora com Presidente Mário Vaz.

ANG/AALS/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário