quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ensino Público




SINDEPROF ameaça decretar greve na próxima semana

Bissau, 27 Mai 15 (ANG) - O Sindicato Democrático dos Professores (Sindeprof), ameaça avançar com uma greve a partir do dia 2 de Junho e por tempo indeterminado em protesto contra as declarações da ministra da Educação Nacional.

Os docentes alegam que a ministra Odete Semedo os terá acusado que de recorrerem as reivindicações nesse período com o intuito de irem participar na campanha de comercialização da campanha de caju.  

Em conferência de imprensa realizada terça-feira, o vice-presidente do SINDEPROF, Eusébio Có disse que não é a primeira Vez que a ministra da Educação se comporta dessa  forma com a classe docente.

 “A ministra da Educação Nacional é um membro do Governo e não pode e nem deve insultar a classe docente”, advertiu Eusébio Co.

O Vice-Presidente do SINDEPROF disse que a luta dos professores é igualmente a do SINDEPROF, sublinhando que uma vez que a iniciativa de revindicação parte do Colectivo dos docentes o sindicato vai apoia-lo na resolução dos seus problemas. 

O porta-voz do colectivo dos professores, Armando Vaz disse, por sua vez, que vão acatar a ordem do sindicato, tendo apelado a todos os professores guineenses que enfrentam os mesmos problemas a observarem a greve. 

As declarações da ministra da Educação Nacional, Maria Odete Costa Semedo foram proferidas após a realização de uma marcha conjunta entre o SINDEPROF e Colectivo dos Professores no passado dia 21 do corrente mês em protesto contra o que os professores em causa consideram “ injustiça salarial”, e  que afecta mais de  400 professores.

 Professores saídos de escolas de formação de docentes reivindicam a uniformização de salários para docentes com a mesma categoria.

No Ministério da Educação receberam a promessa de satisfação dessa reivindicação por parte do Secretário de Estado do Ensino Superior, Fernando Dias.

ANG/AALS/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário