quinta-feira, 7 de maio de 2015


Saúde Pública

UNICEF doa 160 mil doses de vacinas contra  Sarampo 

Bissau, 07 Mai 15 (ANG) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) entregou hoje em Bissau, ao Ministério da Saúde Pública, um donativo de 160 mil doses de vacinas contra o sarampo.
Motorizadas e medicamentos doados pelo UNICEF
O donativo inclui igual número de seringas a serem usados pelo Serviço de Imunização e Vigilância Epidemiológica (SIVE) na resposta ao surto de sarampo no país.

No acto da entrega do apoio, o Representante de UNICEF na Guiné-Bissau disse que   uma parte deste donativo, nomeadamente nove motorizadas, dez frigoríficos e acessórios e um gerador de 20 Kv, entre outros, serão direccionados para as Direcções Regionais de Saúde e áreas sanitárias do país.
Abubacar Sultan revelou que  esta contribuição tem a finalidade de apoiar a redução da mortalidade infanto-juvenil  e aumentar o acesso aos serviços de saúde pela população guineense.

Acrescentou que esta acção vai melhorar a eficiência e a qualidade dos sistemas de vacinação de rotina e da estratégia avançada, tendo em vista a introdução de três novas vacinas nos próximos tempos, estando os técnicos a serem capacitados para o efeito.

O responsável do UNICEF em Bissau referiu que já apoiou a instalação de 150 frigoríficos abastecidos em termos de energia eléctrica por painéis solares, em diferentes unidades hospitalares do país.

Adiantou que o UNICEF formou ainda três técnicos afectos ao serviço de vacinação em técnicas de instalação e manutenção preventiva do equipamento da cadeia de frio.

No quadro de apoios do UNICEF,  em Janeiro passado, dois  técnicos do Serviço de Imunização e Vigilância Epidemiológica ( SIVE) beneficiaram  de formação especializada no Centro de Formação Regional de Wida, no Benim.  
Por sua vez, o Secretário de Estado de Gestão Hospitalar, Domingos Malú  agradeceu ao UNICEF pelo apoio concedido e disse que irá permitir melhor funcionamento dos hospitais e centros regionais de saúde.

Malú  recomendou aos técnicos dos serviços beneficiários o uso responsável dos equipamentos e medicamentos recebidos, em benefícios das populações..

Os custos dos  materiais e equipamentos  entregues , rondam acima de meio milhão de dólares americano.
ANG/PFC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário