segunda-feira, 11 de maio de 2015

Visita a Cabo-Verde




Chefe do Governo guineense defende dialogo alargado sobre os problemas nacionais

Bissau,11 Mai 15 (ANG)- O Chefe do Governo guineense disse que a fragilidade do país,exige um  dialogo alargado sobre os problemas nacionais ,para que todos possam acampanhar e participar no processo de transformçao e repudiar os actos de corrupaçao e a da impunidade.

Segundo um comunicado do seu Gabinete de Comunicaçöes e Informacäo, Domingos Simöes Perreira falava no ultimo fim-de-semana em Cabo Verde no IIº coloquio sob o lema ,“Dialogo Estratégicio e Inovaçäo na Gestäo do Desenvolvimento” , organizado no âmbito dos 40 anos da indepdência de Cabo Verde.

Disse que para os proximos dez anos,almeja-se a construçäo na Guiné-Bissau de uma visao assente na  estabilidade, desenvolviemnto inclusivo,solidariedade,boa governaçao e preservaçao da biodevesrsidade.

Mas disse que antes serà preciso  encontrar soluçoes para as necessidades sociais que produzem bens e serviços culturais com vista à irradicação da Pobreza”.

Por isso,Domingos Simões Pereira pediu uma atenção especial a juventudde,investimento em novas tecnologias de midia,na implimentaçao de políticas públicas que favoreceçam o acesso aos serviços sociais e ao mercado de emprego,educação para que as pessoas possam acreditar  num  futuro melhor.

Referiu  que  é necssario promover sectores  capazes de criar  riquezas, apoiadas na valorização do capital natural e no aumento do conhecemento sobre a biodiversidade.

O Primeiro ministro acrescenta que é preciso uma abordagem multidisciplinar sobre a cultura tecgnologica   com conteudos criativas,valores  culturais  capazes de satifazer as necessidades da populaçao e gerar transformaçoes sociais desejadas nas sociedades guineenses.

Simöes Pereira foi convidado pelo Instituto Pedro Pires para a liderança, promotor do referido coloquio que contou com varias personalidades do mundo académico e ex-governantes de paises de lingua portuguesa.

ANG/LPG/JAM/SG

2 comentários: