quinta-feira, 28 de maio de 2015

Mohamed VI em Bissau




“Esta visita pode ajudar no relançamento económico do país”,
diz especialista Yero Embalo

Bissau, 28 Mai 15 (ANG) - “A visita do Rei de Marrocos, Mohamed VI à Guiné-Bissau pode contribuir para o relançamento da economia deste país”.

A antevisão é do Jornalista e especialista em questões africanas, Allen Yero Embaló, em declarações à ANG, momentos depois de o monarca ter chegado ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau.

 Segundo o especialista, a Guiné-Bissau deve, na sua cooperação com o Marrocos, dar prioridade aos sectores da agricultura, energia, na formação de quadros, saúde, turismo e no apoio a reforma do seu sector da defesa e segurança.

“Em primeiro lugar, o país pode beneficiar do apoio de Marrocos “fundamentalmente” no sector agrário, dado que este país, para além de ter uma agricultura mecanizada, conseguiu garantir a auto-suficiência alimentar ” acrescenta.

Ainda, segundo Embaló, no domínio empresarial, os mais de 50 operadores económicos que acompanham o monarca podem fazer investimentos consideráveis no pais, se prevalecer na Guiné-Bissau o ambiente de negócios, paz e estabilidade política que actualmente se vive.

E, neste sentido, disse que com a presença do empresariado marroquino no país, pode-se esperar a assinatura de quase uma centena de acordos, incluindo no domínio público, ideia corroborada pelo Presidente da Câmara do Comércio Industria Agricultura e Serviços, Braima Camara na sua curta declaração à imprensa dada no aeroporto antes da chegada do rei.

Numa outra prisma, Embaló afirmou que a Guiné-Bissau, por sua vez, pode dar “uma mão” ao Marrocos no plano diplomático e nas questões externas de interesse de Marrocos.

“Constituirá uma vitória para a Guiné-Bissau, porque vai-lhe permitir uma melhor visibilidade no plano externo e também irá revitalizar as relações entre os dois países que se encontravam um pouco frias, há vários anos”, disse.

Nesta visita oficial de três dias de Rei Mohamed VI à Bissau, para além dos empresários marroquinos, também fazem parte da sua delegação nomeadamente, alguns ministros e o Chefe de Estado-maior deste reino magrebino.

O Rei Marroquino chegou hoje a tarde à Bissau para uma visita de três dias após a qual segue para a Costa de Marfim e Gabão no quadro de um périplo aos países africanos iniciado terça-feira em Dacar, no Senegal.

Prevê a assinatura de vários acordos com as autoridades guineenses, nomeadamente nos domínios da justiça, finanças, saúde, educação, energia, agricultura entre outros.

ANG/QC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário